Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

História dos Leigos Missionários Xaverianos


Os Missionários Leigos Xaverianos tem como finalidade atuar de forma organizada, vivendo, testemunhando a dimensão missionária ad-gentes que é própria de toda a Igreja na espiritualidade e carisma de São Guido Maria Conforti, na família, na comunidade, no trabalho, onde estiver.

Sendo corresponsável com a Animação Missionária na Igreja local, estimulando a vocação missionária leiga e religiosa em sintonia com a Congregação dos Missionários Xaverianos e diretrizes da Igreja, desenvolvendo iniciativas e ações que promovam a paz, a tolerância, o diálogo inter-religioso, a solidariedade universal, a fraternidade e a justiça com os pobres e excluídos à luz da perspectiva do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo.

Em novemlogo_missionários_xaverianos.jpgbro de 2009, em Hortolândia (SP) organizou-se uma Assembleia com as lideranças dos grupos, ex estudantes xaverianos e lideranças que mesmo sem haver um grupo na paróquia tinham uma sintonia, interesse pela missão. A Assembleia possibilitou conhecer as realidades de cada local, apresentar os missionários xaverianos e sua atuação no mundo com uma formação consistente. Além de permitir que as pessoas de diversas localidades pudessem perceber que tinham sonhos em comum.

Em 2012 foi eleita a primeira coordenação em Assembleia e aprovado o Estatuto Jurídico. Também foi criado o blog/Página dos LMX (Leigos Missionários Xaverianos).

As reuniões da coordenação foram possibilitando criar laços de amizade entre os Leigos das diversas cidades do Brasil e com os padres xaverianos também e inclusive os estudantes e noviços.

No início de 2016 houve o convite do bispo xaveriano Dom Adolfo Zon para conhecer a realidade da Diocese do Alto Solimões na Amazônia. E em agosto do mesmo ano a coordenadora Patricia Nunes teve a oportunidade de passar dez dias na região e conhecer um pouco das necessidades e possibilidades de vivência e ação para uma futura Missão Leiga. Experiência essa que em novembro de 2016 foi apresentada em Assembleia e se tornou para os Leigos Missionários Xaverianos da região com o objetivo comum de trabalho – é um sonho, mas um sonho possível e que a pequenos passos temos trabalhado para realizar a médio prazo.

Vale lembrar a iniciativa da leiga Elizete Toledo junto a Igreja do Paraná que resultou em uma missão na África – Guiné Bissau (Quebo – Projeto Paulo VI) por 60 dias. Essa experiência também foi partilhada na Assembleia de 2016 e foi motivadora para os grupos. Clareou o entendimento de onde podemos focar esforços para realizar Missão além fronteiras, que é no Alto Solimões (AM).

Enfim, mesmo caminhando a pequenos passos, entendemos que está-se evoluindo. Se no coração se mantem a fé a missão vai se realizando aos poucos e se tornando efetiva no dia a dia. Pois, acreditamos, que a missão se faz com os joelhos dos que rezam, as mãos dos que ajudam e os pés dos que partem, não sendo isso necessariamente uma ordem, e podendo acontecer em conjunto ou não.

Patrícia Nunes (coordenadora)

LMX-MG (2).jpg


Artigos relacionados

Leigos

Família Xaveriana

Participação dos Leigos Missionários Xaverianos na Assembleia Anual dos Missionários Xaverianos. Na manhã de 25 de janeiro de 2019, nas dependê...
Leigos

Nota de Repúdio

Nota de Repúdio contra atos violentos e crimes ocorridos em Brasília - Leigos Missionários Xaverianos do Brasil Sul.  
Leigos

CONSTRUINDO PONTES

Formar família, fazer comunhão, palavras-chave e objetivos da Ação Missionária Construindo Pontes. Outro objetivo da Ação Missionária é ajudar ...
Leigos

Contribuição dos Leigos xaverianos das Filipinas

Eis a partilha dos leigos xaverianos das Filipinas para o nosso próximo Capítulo Geral. Através de perguntas e respostas, apresentam claramente as ...