Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Carta da Direção Geral dos Xaverianos para os leigos


Vos saúdo cordialmente. Em 02 de julho de 1921, São Guido Maria Conforti escreveu a Carta Testamento, através da qual anunciou aos Missionários Xaverianos a boa notícia da aprovação das suas Constituições. Nesta carta, o bispo Conforti revela, com a linguagem de seu tempo, as características essenciais de sua experiência espiritual, ele também explica a sua compreensão do carisma missionário e, finalmente, dirigindo-se "aos queridos missionários presentes e futuros" (CT 1), lhes dá esta carta como "o testamento do pai" (CT 10).

A Direção Geral, cumprindo uma orientação do XVII Capítulo Geral (2017), deseja dar particular importância ao primeiro centenário da Carta Testamento e das primeiras Constituições. Por esse motivo, anunciou um Ano de Jubileu, do dia 02 de julho de 2020 a 02 de julho de 2021, durante o qual, renovando a participação no carisma xaveriano, nos sentimos em comunhão com toda a Família Xaveriana. Durante este Ano do Jubileu, todos – os Missionários Xaverianos, as Missionárias de Maria, os Leigos xaverianos, as irmãs Josefinas, as nossas famílias, os amigos e os benfeitores – somos convidados a agradecer a Deus pelo dom do carisma xaveriano na Igreja, a verificar a nossa resposta ao dom recebido e a nos comprometer para responder a esse dom no hoje da missão da Igreja (cf. Carta de Indicação do Ano Jubilar). Então, convidamos todos a ter em mãos a Carta Testamento. Que este ano do Jubileu seja um kairós para todos nós, um momento favorável para ler, meditar e assimilar este magnífico documento, que constitui uma verdadeira joia da espiritualidade missionária para os filhos do bispo Conforti.

Além disso, até a pouco tempo atrás, em todos os países, as pessoas levavam vidas normais e realizavam as atividades diárias como faziam normalmente. Então, de repente, começamos a falar sobre a presença de um vírus maligno na China e, em seguida, esse vírus atinge gradualmente, um por um, quase todos os povos para eventualmente se converter em uma pandemia global que afeta não apenas a saúde das pessoas fazendo muitas vítimas, mas também prejudica a sociedade, causando grandes danos principalmente à economia. Atualmente, a pandemia está presente - com maior ou menor intensidade - em todos os países onde os Missionários Xaverianos estão presentes. É necessário levar a sério todas as medidas de segurança, mas, ao mesmo tempo, como o evangelista Marco nos lembra, devemos ouvir as palavras de Jesus dirigidas aos discípulos assustados enquanto Ele andava sobre as águas: "Coragem, sou eu. Não tenham medo!" (Mc 6,50).

Finalmente, a Direção Geral, com a ajuda da comissão criada para os Leigos Xaverianos, está dando os primeiros passos para iniciar a elaboração de um documento que servirá de inspiração e ponto de referência para os Leigos Xaverianos em termos de carisma, xaverianidade, organização, autonomia jurídica e econômica e relacionamento com os Missionários Xaverianos. Para isso, é necessário o envolvimento de todos os seus membros. Eu vos anuncio que, em 05 de novembro de 2020, uma carta será enviada a todos os responsáveis pelos leigos e xaverianos para começar a reflexão sobre os pontos mencionados acima e outros que possam surgir mais tarde.

Em nome da Direção Geral e da Comissão para os Leigos Xaverianos, agradeço a vossa cordial atenção e desejo tudo de bom.

Pe. Javier Peguero Pérez


Artigos relacionados

Leigos

VISITA AO LAICATO DE PIRACICABA-SP

Eucaristia, compêndio das maravilhas operadas por Deus no plano natural e sobrenatural. E deste m...
Leigos

3ª PARTE – 60 ANOS – MEMÓRIA HISTÓRICA

3ª PARTE – 60 ANOS – MEMÓRIA HISTÓRICA Congregação Xaveriana D. ANGELO FROSI- BISPO MISSIONÁRIO...
Leigos

CASA COMUM

Lanço um convite urgente para renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro...
Leigos

CONSTRUINDO PONTES

Formar família, fazer comunhão, palavras-chave e objetivos da Ação Missionária Construindo Pontes...