Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

Os bispos do México propõem incluir ritos Maias nas missas


A Diocese de San Cristóbal, no sul do México, enviará ao Papa Francisco uma proposta para incluir ritos dos indígenas maias, como dança, música e a participação de mulheres nas missas católicas. Esta é a segunda proposta com estas características que surge da comunidade eclesial católica; o primeiro sobre povos nativos veio da República do Zaire, na África.

Imagem3O cardeal Felipe Arizmendi Esquivel, que coordena os trabalhos, explicou que a proposta será apresentada em abril à assembleia da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) e em maio e será entregue em Roma, pelo arcebispo de Puebla , Víctor Sánchez, presidente da comissão de pastoral litúrgica.

As adaptações litúrgicas visam unir as comunidades "respeitando seu valor, levando em conta a cultura dos povos originários", disse o bispo de San Cristóbal, Rodrigo Aguilar Martínez

Os líderes religiosos concluíram esta semana um encontro em Chiapas, do qual também participaram Dom Aurelio García Macías, subsecretário do departamento vaticano para o culto divino e a disciplina dos sacramentos, além de sacerdotes e catequistas indígenas. “Estamos trabalhando em um encontro importante para a Diocese, o país, a Igreja do México e a Igreja universal em termos de adaptações litúrgicas”, disse Aguilar Martínez.

A Diocese de San Cristóbal disse estar muito orgulhosa, pois deu mais um salto importante após a tradução da Bíblia em quatro línguas indígenas do país: Tzeltal, Tzotzil, Chol e Tojolabal.

Aguilar Martínez acrescentou que mesmo "essas celebrações já estão acontecendo em Tzeltal e Tzotzil". "Mas eles são aprovados pelo bispo e pela comunidade, e agora queremos que seja aprovado por Roma, pela Sé Apostólica para a Igreja universal", disse ele.

Ainda disse que "Mas eles são aprovados pelo bispo e pela comunidade, e agora queremos que seja aprovado por Roma, pela Sé Apostólica para a Igreja universal". Com esses avanços litúrgicos, os beneficiados são mais de 2,2 milhões de habitantes e, deles, entre 70% e 75% se consideram indígenas, segundo estimativas.

O Tzeltal é falado por quase meio milhão de pessoas neste estado no sul do México; o tzotzil por 350.000; os chol por 150.000 e o tojolabal por 50.000 nativos, segundo informações da diocese de San Cristóbal de Las Casas.

 


Artigos relacionados

Missiologia

 A VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA

A Igreja encontra a vocação e razão de existir no testemunhar e anunciar a Jesus a todos os povos...
Missiologia

A Igreja e o seu dom: a missão é o crisol da reforma

Quem conhece o já clássico livro de David J. Bosch, A transformação da missão, sabe que muitos pa...
Missiologia

Logotipo Oficial do XVIII Capítulo Geral

O XVIII Capítulo Geral acontecerá em Bukavu (R. D. Congo), na casa regional dos Missionários Xave...
Missiologia

'Eis-me aqui, envia-me' é o tema do Dia Mundial das Missões 2020

Papa divulga mensagem para 18 de Outubro, convidando que se passe do 'eu' medroso e fechado ao 'e...