Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

Espiritualidade sinodal e itinerância missionária


A etapa continental do Sínodo dos Bispos 2021-2024 está sendo animada pela exortação bíblica extraída do livro Isaías, 54,2: “Alarga o espaço da tua tenda”. Para a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Eliane Cordeiro, a imagem da tenda é sinal de abraço. “Quando a gente alarga, como nos pede o profeta Isaías, a gente alarga para abraçar para que todos caibam nesta tenda”, afirmou a religiosa.

Alargar a tenda para a irmã, como uma metáfora que se aplica à Igreja, é buscar uma experiência eclesial que acolha a todos: mulheres, padres, casados, população LGBTQIA+, população em situação de rua, povos originários. “O mais contrário ao projeto de Jesus é o fechamento em uma Igreja hierárquica e clerical. Quando a gente fala alargar a tenda estamos dizendo que na Igreja de Jesus é necessário ter espaço para todos”, reforçou.

A tenda também, segundo a religiosa, simboliza também a itinerância da Igreja. “Nós não estamos fixos, estamos dispostos e disponíveis e despojados para desarmar a tenda e armá-la em outro lugar onde há os clamores dos mais vulneráveis e de nossos irmãos em tantas situações de sofrimento”, disse.

A espiritualidade da tenda, reforça irmã Eliane, é a espiritualidade do abraço e da itinerância onde cabem todos e todas. Para a presidente da CRB, a Igreja como lugar que ao mesmo tempo abraça e caminha aponta para um momento muito bonito que está sendo vivido com o Sínodo sobre a Sinodalidade.

Sobre a espiritualidade sinodal, a religiosa, disse que trata-se de uma nova forma de viver o projeto de Jesus, que é sua Igreja aberta a todos, participativa e que escuta. Ela recorda que no primeiro dia da Assembleia Regional do Cone Sul foram tratadas duas dimensões da Igreja ‘como povo de Deus’ e a ‘pneumatológica’.

“O Espirito Santo, a Divina Ruah, é o que move, ilumina e nos encoraja para avançar. São Paulo recorda na Carta aos Romanos 5, 5, que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Por isso, acreditamos que o Espírito Santo conduz a sua Igreja para ser mais evangélica, mais autêntica, comprometida e mais parecida com a Igreja de Jesus. O Espírito é a alma da Igreja e o que nos move a caminhar, avançar, a nos converter para sermos mais irmãos e filhos desse Deus que é Pai e Mãe”, apontou.

Fonte: CRB


Artigos relacionados

Missiologia

João Batista prefigura da missão em saída

João Batista é o maior dos profetas, como o próprio Jesus o chama: “Digo a verdade a vocês: Do me...
Missiologia

Japão, educação e primeiro anúncio!

No Japão temos uma variedade de atividades missionárias e, até hoje, todas são válidas. É claro q...
Missiologia

A consagração religiosa missionária: Carta Testamento 2 (vídeo)

São Guido Conforti propõe para os Missionários Xaverianos na Carta Testamento 2, a união entre a ...
Missiologia

Quem é Jesus para as grandes religiões do mundo?

Estamos celebrando o Natal, uma data importante no calendário de muitos países do mundo, principa...