Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

A Igreja defende os indígenas, a "Doutrina da Descoberta" nunca foi católica


O cardeal prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação comenta o documento do Vaticano que estigmatiza a velha conduta colonialista, reiterando que nunca fez parte dos ensinamentos da Igreja: um fato que nos lembra a necessidade de permanecermos vigilantes em defesa da a dignidade de todos os homens e aberta à valorização das diferentes culturas.

Falando de injustiças históricas e crimes de guerra em sua encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco diz que hoje é fácil cair na tentação de virar a página, dizendo que muito tempo passou e que devemos olhar para frente. Não, pelo amor de Deus! Sem memória nunca avançamos, não podemos crescer sem uma memória íntegra e luminosa (Fratelli Tutti, 249) 

Na Nota sobre a "Doutrina da Descoberta" (publicada neste dia 30 de março pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e pelo Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral), a Santa Sé examina cuidadosamente a história da Igreja e sua lamentável associação com a doutrina da descoberta, que tem sido invocada por várias potências coloniais contra os povos indígenas, em diferentes partes do mundo, para justificar a expropriação de sua história e a subestimação e eliminação de suas culturas.

A Nota reconhece que as bulas papais nas quais os poderes coloniais apoiaram suas reivindicações não refletiam adequadamente a igual dignidade e direitos dos povos indígenas e que os documentos foram manipulados por esses poderes para justificar atos imorais perpetrados contra eles, às vezes sem oposição da parte das autoridades eclesiásticas. A doutrina da descoberta não fazia parte do ensinamento da Igreja Católica, e é repudiada nesta nota; mas este trágico acontecimento recorda-nos a necessidade de estarmos cada vez mais vigilantes em defesa da dignidade de todos os homens e na necessidade de crescer no conhecimento e na valorização das suas culturas. Concretamente, como nos recordou o Papa Francisco na Encíclica Laudato Si': é fundamental dar uma atenção especial às comunidades aborígenes com as suas tradições culturais... Para elas, de facto, a terra não é um bem econômico, mas um dom de Deus e dos antepassados ​​que nele repousam, espaço sagrado com o qual precisam interagir para alimentar a sua identidade e os seus valores (Laudato Sì, 146).

Esta Nota faz parte do que poderíamos chamar de arquitetura da reconciliação, e é também o produto da arte da reconciliação, o processo pelo qual as pessoas se engajam em ouvir umas às outras, falar umas com as outras e crescer na compreensão mútua. Nesse sentido, as percepções que informam esta Nota são, elas mesmas, fruto de um diálogo renovado entre a Igreja e os povos indígenas. É ouvindo os povos indígenas que a Igreja está aprendendo a compreender seus sofrimentos, passados ​​e presentes, e nossas carências. É no diálogo cultural que nos comprometemos a acompanhá-los em sua busca de reconciliação e cura. Devemos viver a arte do encontro.

José Tolentino de Mendonça

Vatican-news


Artigos relacionados

Missiologia

Bodas de prata dos Missionários Xaverianos no Moçambique

Nós, Missionários Xaverianos, chegámos a Moçambique no dia 02 de março do ano 1998, atendendo o c...
Missiologia

Dom Adolfo: “As novas Diretrizes resgatam a primazia da missão”

Os bispos do Regional Norte1 participam da 61ª Assembleia Geral da CNBB que está sendo realizada ...
Missiologia

Seremos os últimos missionários?

Segundo os arquivos históricos da Itália missionária, diria que sim. De fato, após um crescimento...
Missiologia

A missão da Igreja confiada aos Xaverianos

"Amar a nossa vocação xaveriana" Em preparação ao XVIII GC - (2)   "Ide por todo o mu...