Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

Ser missionário no Taiwan


Os Missionários Xaverianos estamos presentes servindo a Igreja e ao povo de Taiwan desde 1990. O que fizemos todo esse tempo? Olhando para trás, acredito que o provérbio chinês que ouvimos desde a nossa primeira chegada continua a ser verdadeiro: "Uma viagem de mil milhas começa com o primeiro passo". Depois de 30 anos de presença, muitas vezes tenho a sensação de que ainda estamos dando nossos primeiros passos. O caminho da missão ainda está no início, mas ao longo dos anos chegamos a um consenso e focamos em certas atitudes, valores e áreas que estão em sintonia com o nosso carisma.

Estamos em uma pequena comunidade localizada na cidade de Taipé, somos e continuamos a nos apresentar como uma comunidade missionária. Vimos e continuamos a ver a missão como um evento familiar, um evento comunitário. Reunimo-nos regularmente para orar e refletir, discutindo e compartilhando projetos, atividades e planos. Tudo feito ao ar livre e não há agendas escondidas. Vivemos um estilo de vida simples (fazer compras, cozinhar, limpar, organizar, etc.). Somos conhecidos como uma comunidade caracterizada por ter um forte senso de hospitalidade, nossa porta está sempre aberta. Somos muito estimados porque não buscamos "poder ou posição", vemos a missão como colaboração: com nossos paroquianos, nossos amigos e a Igreja local. Temos consciência de que nossa presença depende das pessoas que nos apoiam, ajudam e incentivam diariamente. Não estamos sozinhos.

taiwan

Promovemos um estilo pastoral baseado na amizade, na colaboração e na corresponsabilidade. As relações pessoais são facilitadas por quem somos. Favorito é uma abordagem individual. Esperamos poder replicar a abordagem "mestre-discípulo" tão cara ao ambiente cultural chinês.

A nossa paróquia é verdadeiramente uma família (fazendo do mundo uma família) na qual cada quem partilha e contribui de acordo com os seus meios (fé, tempo, talentos, capacidades, dinheiro, etc.). A cultura chinesa e a realidade do mundo ao nosso redor nos humilham. Por isso, escusado será dizer que contamos com as nossas amizades e contactos para responder a alguns dos desafios que enfrentamos (materiais da igreja, manutenção, economia e assuntos jurídicos, por exemplo).

Graças às amizades, muitas portas se abriram ao longo dos anos. Isso nos colocou em contato com a experiência real do mundo ao nosso redor. Colaborações: com as Irmãs de Madre Teresa; Programa Nacional de Educação para a Vida; RCIA no Hospital Católico local; programas ecumênicos junto à Igreja Presbiteriana; Centro Pastoral para os Leigos da Arquidiocese; colaboração com um mosteiro budista para a distribuição de alimentos aos necessitados.

Viver a missão como um evento comunitário (sempre fomos três, às vezes quatro missionários) permitiu-nos estar disponíveis e responder a várias necessidades pastorais: disponibilidade para o ministério durante a semana e aos fins-de-semana várias paróquias e comunidades religiosas, em particular com os carmelitas; Natal e Páscoa na aldeia montanhosa de QuBing, no centro de Taiwan, e na Universidade WenZao, em Kaohsiung - na parte sul de Taiwan; retiros e tempos do Espírito, para citar alguns.

Por último, temos um envolvimento na educação-formação, tanto formal (ensino da Sagrada Escritura e das Línguas na Escola Teológica de Belarmino, participação no programa nacional de educação para a vida, programa RCIA no hospital católico local) como informal (grupos bíblicos e RCIA a nível paroquial). Todos os meus compromissos (dentro e fora da comunidade) visam facilitar o encontro entre a pessoa e Jesus Cristo. Espero que este encontro, fortalecido por uma comunidade de fé, motive todos a viver as escolhas e os valores de Jesus Cristo. Esta é a minha esperança!

Joe Matteucig, sx


Artigos relacionados

Missiologia

O Advento para um missionário no Japão

Em meados de novembro, a cidade de Miyazaki no Japão já está toda iluminada para as festas de Nat...
Missiologia

Quem é Jesus para as grandes religiões do mundo?

Estamos celebrando o Natal, uma data importante no calendário de muitos países do mundo, principa...
Missiologia

Alguns pontos de vista da missão em mudança

O modelo missionário vigente até meados do século passado é hoje, inevitavelmente, objeto de prof...
Missiologia

Pobreza e violência atingem crianças no Burundi

Três em cada cinco crianças do Burundi sofrem atrasos no crescimento, devido à falta de rendiment...