Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

SABER LER E ESCREVER, MAS É PROIBIDO PENSAR!


Políticos profissionais não gostam de um povo que interprete. Gostam de um povo que obedeça, que leia pouco, interprete pouco, que olhe apenas em uma única direção. Nada de novo debaixo do sol!

marionetaCom indignação escutamos as declarações do atual presidente da República de que o Brasil irá reduzir investimentos nas faculdades de Filosofia e de Sociologia. Qual o motivo disso? Segundo o ele, o país precisa investir em faculdades que “geram retorno de fato”. Será que a Filosofia e a sociologia não geram retorno? Evidente que Filosofia e Sociologia não são áreas técnicas e, portanto, não podem ser aplicadas às engrenagens do mercado. No entanto, a raiz das ciências está na Filosofia, que surge com um encantamento do homem em relação ao universo e a própria existência.

Se a Filosofia não move as engrenagens do mercado ela faz a principal pergunta a inquietar o ser humano: por que existimos? Dessa interrogação decorrem tantas outras que sempre foram fundamentais para a existência da nossa espécie. A Sociologia, tão pouco, move, diretamente, o poder do capital. No entanto, nos escancara o funcionamento das sociedades em suas grandezas e em suas patologias. O mercado e o capital deveriam estar a serviço do ser humano e não o contrário.

Penso que seja esse, exatamente, o problema. Filosofia e Sociologia não se deixam instrumentalizar, são livres, são asas do pensamento. Não podem ser presas à lógica mercantil e, por isso, são perigosas. Perigosas pelo fato de que, sendo livres, ensinam as pessoas a serem livres. As ciências humanas são assim. Pode-se dizer, inclusive, como muitas vezes já foi afirmado que as ciências humanas são ciências hermenêuticas. Em outras palavras, existem para questionar, interpretar e conceder sentido ao mundo. Políticos profissionais não gostam de um povo que interprete. Gostam de um povo que obedeça, que leia pouco, interprete pouco, que olhe apenas em uma única direção. Nada de novo debaixo do sol!

Há um projeto de transformar as pessoas em engrenagens do mercado, sem que consigam questionar esse mecanismo. A técnica é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e ninguém coloca isso em xeque. No entanto transformar todos os seres humanos em técnicos apenas faz das pessoas massa de manobra. Um técnico trabalha, produz, mas não questiona. Não adianta ensinar a ler, escrever, fazer cálculos se isso não nos humaniza. Precisamos ensinar a ler, escrever, calcular e interpretar. Precisamos capacitar aos estudantes à consciência crítica. Urge que as pessoas saibam pensar, olhem o mundo de forma ampla, considerem o diferente, aprendam a respeitar.

Na cultura grega clássica surge o termo “politica”. Política, o cuidado com a “Pólis” retratava o cidadão livre, que pensava nos problemas comuns para tentar dirimir as questões sociais. O vocábulo antônimo à política é “idiota”. O idiota é o “homem privado”, que cuida apenas de si, que pensa apenas em uma direção. Não podemos permitir que nossa educação prive os estudantes da capacidade política, tornando-os um bando de idiotas.

Pe. Leonardo Lucian Dall Osto


Artigos relacionados

Novidades

O Sínodo apresenta relatórios dos grupos menores

Durante a 13ª Congregação Geral foram apresentados, na Sala do Sínodo, os relatórios dos Círculos Menores. Estavam presentes junto com o Papa 177 P...
Novidades

Semana missionária em Guaianases (SP)

Por ocasião da novena ao Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada a semana missionária xaveriana em Guaianases (SP), onde há mais de trinta anos que...
Novidades

Festa dos povos da Terra

Acontece os dias 07 e 08 de novembro, em Londrina (PR) a quarta festa dos povos da terra, no seminário xaveriano (Rua Simão Bolivar, s/n - Vila Cas...
Novidades

Encontro do Centro de Estudos Africanos

Do dia 5 a 9 de fevereiro 2018 na casa regional de Bujumbura realizou – se a Reunião do Centro Estudos Africanos. Estavam presentes: Armando Co...