Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Viver a experiência de Emaús na vida consagrada


Aconteceu em Aparecida- SP na casa da Mãe Aparecida o Iº Congresso Nacional da Vida Religiosa Consagrada, que teve como tema: “Assumir o núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada: atitude profética, processo mistagógico” e como lema a passagem dos discípulos de Emaús “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?” (Lc. 24, 32).

Estavam presentes mais de dois mil consagrados e consagradas do Brasil, contou com a presença marcante e significativa de Dom Raimundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida- SP e Presidente da CNBB; de Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre - RS e bispo referencial para a Vida Religiosa na CNBB; de Dom Pedro Brito Guimaraes, Arcebispo de Palmas – TO e presidente da comissão dos ministérios ordenados e vida consagrada; de Dom Sergio Braschi, Bispo de Ponta Grossa – PR e Presidente da comissão para Ação Missionária e Cooperação intereclesial da CNBB e de Dom José Darci Ancioli, bispo auxiliar de Aparecida. Além da presença dos bispos, o congresso também contou com a presença da Irmã Mercedez Casas, fsps presidente da CLAR (Conferencia Latino-Americana dos Religiosos).

No primeiro dia fomos convidados pelo Pe. Geraldo Kolling, SJ a renovar, resignificar, reanimar a nossa congregação e o nosso coração. Pe. Kolling fez o resgate da história da Conferência dos Religiosos no Brasil, pois como a CNBB a CRB foi uma das primeiras organizações criadas com o espírito renovador suscitado no Vaticano II.

Pe. Paulo Suess nos apresentou as Cartas “Alegrai-vos” e “Perscrutai” preparadas pela Congregação do Religiosos e pelo Papa Francisco que estão sendo e serão a Luz para este ano da graça que estamos vivenciando como religiosos e religiosas do mundo inteiro. Pe. Suess nos lembrou que com a Igreja e como a Igreja somos peregrinos vigilantes, místicos militantes e Profetas de uma Igreja em Saída.

crb1

No segundo dia refletimos sobre a passagem do mistério a mistagogia. Ir. Annette Havenne nos propôs a cada vez mais adentrar no mistério, a entrar na trama da vida resignifica-la com os olhos de Jesus e com os valores do Evangelho. Ir. Havenne nos recomendou de não esquecer que somos fermento e que não devemos apenas dar pão, mas ser pão.

A vida Consagrada é chamada a ser PÃO!

Profª Rosemary Costa, PUC RJ fez nos adentrar na mistagogia cristã afirmando que Deus se revela à todos, esse revelar faz parte do processo de mistagogia. Segundo Profª Rosemary “Ou somos místicos ou não somos nada”. Pe. Thomaz Hugles,svde e Ir. Zenilda Petry, ifsj nos proporcionaram a meditação da Palavra de Deus através do método da Lectio Divina do texto bíblico de 1RS 19, 1-18, seguindo os quatro passos deste método, no terceiro passo houve a partilha nos grupos formados entre os congressistas.

À noite no Santuário da Mãe Aparecida houve a Solene celebração da Luz que nos recordou que a Vida Religiosa consagrada deve ser Sal da Terra e Luz do Mundo e perceber como os discípulos de Emaús quando Cristo nos fala.

No terceiro dia fomos convidados a partir da esperança para a alegria. O Ir. Afonso Murad,fms nos apresentou alguns desafios da Vida Religiosa hoje e algumas perspectivas para o presente e o futuro na vida religiosa consagrada inserida na Igreja e na sociedade no Brasil e no mundo. Ir. Murad nos recordou que a vida religiosa na formação inicial e permanente deve valorizar a cada pessoa e não mais pensar em números e sim em qualidade. Vivemos num mundo de mudança de época e necessitamos acompanhar o mundo, não querendo chegar à frente, mas juntos, não esquecendo que devemos ser profetas, místicos e “em saída”, afirma Ir.Murad. 

A presidente da CLAR Ir. Mercedez Sánchez, fsps expôs as luzes e esperanças na vida consagrada da América Latina e afirmou que o ícone bíblico da CLAR é a figura da família de Jericó (Marta, Maria e Lázaro), com um olhar especial a imagem da Ressurreição de Lázaro que é convidado pelo Cristo a sair do túmulo e tirar as faixas para anunciar as maravilhas de Deus na sua vida.

Pe. Estevão Raschetti, sx e Pe. Joaquim Andrade,svde organizaram um momento muito rico de partilha do trabalho missionário de algumas e alguns consagradas e consagrados que experimentaram a graça das comunidades intercongregacionais, comunidades inseridas, e experiência de missão Ad gentes. 

A celebração Eucarística deste dia teve um momento muito profundo, pois foi enviada para o Haiti a Ir. Marlene Avanzi que está de partida para trabalhar no meio daquele povo sofrido que desde o terremoto há cinco anos ainda não conseguiu se estabilizar, Ir. Marlene parte em nome da CRB  e se juntará a um grupo de irmãs que já estão no Haiti desde o terremoto.

Há noite tivemos uma grande festa com o lançamento de alguns livros e com o Show de Zé Vicente que esteve conosco todos os dias do congresso partilhando a vida e a missão. Também se fizeram presentes no encontro alguns compositores (as) e cantores (as) da nossa musica católica no Brasil como o Pe. Zezinho e as Irmãs Mirian Kolling e Custódia Cardoso.

crb4

No quarto e ultimo dia deste grande encontro participamos da Celebração Eucarística no Santuário Nacional e logo após foi apresentada pela equipe interdisciplinar da CRB uma retrospectiva do congresso, onde a CRB lançou uma nota em favor da reforma politica e mandou uma carta ao Papa Francisco que com muita alegria e disponibilidade decretou este ano como o Ano da Vida Consagrada, afirmando que

os consagrados devem “Olhar com gratidão o passado”, “viver com paixão o presente” e “abraçar com esperança o futuro”.

Estavam presentes neste encontro os seguintes xaverianos:  o Superior Regional dos Missionários Xaverianos no Brasil Sul, Pe. Domenico Borroti; o vice-regional e reitor da filosofia Pe. Rafael Lopez Villasenor; o mestre dos noviços do Brasil e conselheiro, Pe. Alfiero Ceresoli; o Diretor executivo do CCM (Centro Cultural Missionário), Pe. Estevão Raschietti e os Noviços Marcelo Ávila, Carlos Eduardo Amorin e Evanderson Luiz de Abreu. As Missionárias de Maria Xaverianas também se fizeram presente, a Superiora das Irmãs no Brasil Sul, Ir. Bernadete dos Santos e a Ir. Téa Frigerio representando as irmãs do Brasil Norte.

Agradecemos a Deus por estes dias de partilha, amizade, reflexão e comunhão entre os participantes desde congresso e confiamos nossa vocação sob a Proteção da Virgem Mãe Aparecida, Padroeira do Brasil e a Virgem de Guadalupe, Padroeira da América para que possamos “manter viva nossa identidade” como consagrados e consagradas e cultivar a “mística do encontro” que nos faz caminhar a fazer do mundo uma só família!


Artigos relacionados

Novidades

Papa Francisco reza por vítimas das chuvas no Brasil

Em mensagem após oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco disse neste domingo (16) que reza pelas vítimas das tempes...
Novidades

Catequese da diocese de Coronel Fabriciano (MG)

Realizou-se nesse final de semana, dias 14 e 15 de maio de 2016, no Recanto das Mangueiras, Coronel Fabriciano o segundo módulo da Escola...
Novidades

“Feriadão com Cristo” no Recanto das Mangueiras

Como uma primeira experiência, foi realizado no feriado nacional de 21 de Abril, entre três e cinco horas da tarde, na Casa de Retiros e Oração Rec...
Novidades

Nova Direção Geral dos Missionários Xaverianos

O XVII Capítulo Geral  dos Missionários Xaverianos, reunido em Taverneiro (Itália) elegeu a nova Direção Geral para o sexênio (2017-2023): ...