Primeiro aniversário do martírio das irmãs Xaverianas

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

O dia 07 de Setembro foi celebrado o primeiro Aniversário da morte das Irmãs de Maria - Xaverianas  Lucia Pulici, Olga Raschietti e Bernadetta Boggian.

As comunidades Cristãs de Bujumbura (Burundi) e do Congo fizeram várias celebrações comemorativas. Em particular, no dia 05 de setembro, em Kamenge (lugar do martírio das irmãs) houve uma missa presidida pelo Vigário Geral de Bujumbura. Seguido pela bênção da primeira pedra da sua casa onde foram mortas, que será  um centro de memória, silêncio e oração. A comemoração dos mártires significa revisitar os tesouros da família missionária.

O martírio torna-se um sinal de esperança para o povo sofrido do Burundi e do Congo.

É bom lembrar de Olga, Lucia e Bernardetta, três irmãs xaverianas da Itália, que em setembro de 2014 foram barbaramente assassinadas no país do Burundi (Centro África), pois viveram profundamente a missão profética até o martírio. Elas poderiam ter ficado na Itália, pois tinham dado muitos anos à missão no Congo e no Burundi, apesar de suas vidas frágeis devido à idade avançada e problemas de saúde, que não mais lhe permitiam de desenvolver suas atividades no campo pastoral, sanitário e de formação da mulher, como fizeram por tantos anos.

Tinham participado às alegrias e sofrimentos do povo, sobretudo nos terríveis anos da guerra, onde de 1993 a 2003 foram realizadas cerca de 600 chacinas de massa contra os refugiados e a população civil congolesa. Elas não saíram do país.

Elas ficaram juntamente com as outras irmãs e os padres para dar força e esperança para o povo.