Pela primeira vez, missa em náhuatl celebrada no Santuário de Guadalupe

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Fonte: Rádio Vaticana - Cidade do México (RV) – Pela primeira vez foi celebrada na Basílica de Guadalupe, no México, uma missa solene na língua náhuatl.

A celebração na tarde da terça-feira 13 de outubro, foi presidida pelo Arcebispo de Puebla, Víctor Sánchez, também Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Bíblica.

A celebração foi organizada pela “Dimensão de Cultura” da Conferência Episcopal mexicana (CEM) e pela Pastoral Indígena. Estiveram presentes fieis de mais de 20 Dioceses de diferentes Estados do país, que apresentaram danças típicas das regiões onde a língua é falada.

Segundo a tradição católica, o náhuatl foi a língua usada pela Virgem de Guadalupe para falar com o índio Juan Diego no Cerro de Tepeyac, ao norte da capital mexicana.

Para a celebração foram utilizados textos que foram lidos por cerca de 50 usuarios desta língua de ao menos 12 Arquidioceses do país, além de missionários de Congregações religiosas, informou o Arcebispo Felipe Arizmendi Esquivel, responsável da Dimensão Pastoral da Cultura da Conferência Episcopal.

A tradução dos textos da missa foi promovida pela Conferência Episcopal Mexicana, por meio das Dimensões de Pastoral Bíblica, Pastoral Litúrgica, Doutrina da Fé, Pastoral Indígena e Pastoral da Cultura, em agosto de 2012. Desde então, foram realizados 11 wokshops, a maioria em comunidades indígenas das Dioceses de cultura náhuatl. (JE)

Na foto: Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe (Cidade do México).