Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional disponível para estudo


A Comissão Organizadora acaba de divulgar o Texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) que será realizado em Recife (PE), entre os dias 7 e 10 de setembro.

Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife, o Congresso tem como tema central “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. cartaz 4cmn site 1

Elaborado por uma equipe da Rede Latino-americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami), o Texto-base do 4º CMN é inspirado no documento do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5). O trabalho resultou em uma versão pastoral mais enxuto e acessível para facilitar o estudo do tema nas comunidades.

Seguindo o método Ver, Julgar e Agir, o documento de 56 páginas está organizado em três capítulos e contempla três eixos temáticos:

  • I) A Alegria do Evangelho;
  • II) Sinodalidade e Comunhão;
  • III) Testemunho e Profetismo.

Nesses três eixos, há um eixo transversal que percorre todo o documento: a Igreja em saída na perspectiva ad gentes. No final de cada capítulo o texto propõe algumas perguntas para motivar a reflexão. O documento será enviado aos regionais da CNBB, ainda em maço para ser distribuído nas dioceses.

O objetivo geral 4º CMN é impulsionar as Igrejas particulares para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo.

O evento deverá reunir 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados que serão hospedados por famílias da arquidiocese de Olinda e Recife. As inscrições serão efetuadas somente por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), conforme vagas disponibilizadas.

O 4º Congresso Missionário Nacional está em sintonia com a caminhada missionária da Igreja e serve de preparação do Brasil ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado nos dias 11 a 15 de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), com a temática “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”.

Histórico:
  • o 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG),
  • o 2º em Aparecida (SP), em 2008,
  • e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012.

Fonte: POM.


Artigos relacionados

Novidades

Pe Natale Paganelli, novo bispo xaveriano

O sábado 18 de julho o papa Francisco nomeou o Pe. Natale Paganelli, bispo para a diocese de Makeni, Serra Leoa (AFrica). Era administrador diocesa...
Novidades

Carta das Igrejas-membro sobre a Semana de Oração pela Unidade

Reconciliação: "O amor de Cristo nos move” (Cf. 2 cor 5,14-20) - Estamos na Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), dias 28 de maio a 4 d...
Novidades

Curso de Teologia: dimensão social da Evangelização

OBJETIVOS: Levar os cursistas ao conhecimento dos problemas relacionados com a dimensão social da Evangelização, seu conteúdo, sua importância na r...
Novidades

Novo superior regional do Brasil Norte padre Saul

A Região Xaveriano do Brasil Norte fez a nova eleição da Coordenação para os próximos três anos, tendo como Superior Regional o Pe, Saul Ruiz, Vice...