Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Páscoa, passagem para a vida!


A Páscoa tudo transforma no coração humano, que faz a experiência desse Deus vivo que é capaz até mesmo de renovar a face da terra, em Jesus Cristo ressuscitado e de criar um “novo céu e uma nova terra.”  Tudo agora é Vida, é Páscoa, é Ressurreição. E quem faz a experiência pascal vive desde já como uma pessoa ressuscitada.

Sabemos que não possuímos a vida, ela é que nos possui e nos invade, levando-nos e empurrando-nos para além de nós mesmos, para frente e para o alto, abrindo-nos ao Absoluto.

Agora vale a Vida, agora é a Páscoa, a Ressurreição. Estejamos atentos e conectados com a Fonte da Vida e com a toda a comunidade de vida que nos envolve, pois a Páscoa da Ressurreição de Cristo atinge a toda criação, conforme a convicção do apóstolo Paulo ao afirmar que a própria criação sofre as dores da paixão de Cristo na história, aguardando a nobre manifestação dos filhos e filhas de Deus para que também ela seja libertada e participe da Páscoa de sua Ressurreição (cf Rom 8, 19 ss).

Estar atento aos sinais dos tempos é uma das condições para vivermos a Páscoa da Ressurreição com Jesus, em Jesus e por Jesus. Isso é viver o já e o ainda não da ressurreição.

Mas, para discernir o significado dos sinais dos tempos no hoje de nossa história, como aquele das “faixas enroladas” de outrora, o Santo Sudário, requer-se muita atenção que nos faz estar no momento presente e calar o falatório mental. Nesse silêncio interior, nesta meditação profunda que este tempo nos proporciona, poderá desvelar-se diante de nossos olhos aquela Presença sempre escondida e atuante que nos chama pelo nome e nos faz caminhar às pressas com o coração liberto e cabeça erguida.

Enquanto outrora Maria Madalena madrugava para encontrar-se com a morte na sepultura, Jesus se madruga mais ainda para recuperar a esperança e a vida.

Enquanto podemos estar a caminho da morte, presos ao passado, Jesus está a caminho da vida, visitando e construindo um novo presente. Enquanto visitamos sepulcros, Jesus visita corações que vivem e têm garra de viver; nós nos empenhamos em encher os sepulcros, e Deus se encarrega de esvaziá-los.

Os sepulcros não são lugares de encontro com Jesus, a Ele o encontramos na comunidade reunida no amor. A verdadeira Páscoa não acontece ao lado do sepulcro, ela acontece quando os corações começam a pulsar de novo com um novo ritmo de vida e de esperança.

É Pascoa não só quando Deus ressuscita Jesus dentre os mortos, mas quando Deus se faz acontecimento de vida em nós. Jesus celebra a Páscoa não junto à pedra do sepulcro, mas na vida das pessoas.

É madrugada, mas Deus já faz resplandecer a luz da aurora, esperando iluminar as mentes e despertar os corações para acolher a Vida. Assim aprendemos a cantar com o poeta/profeta popular Manuelão, liderança das CEBs de Conceição do Araguaia – PA.

É madrugada, levanta povo! A luz do dia vai nascer de novo.

Rompe as cadeias, abre o coração, vamos dar as mãos, já é reino do povo.

O povo agora é senhor da história, somos rebento desta nova era.

A liberdade, a fraternidade são as bandeiras dessa nova terra.

Terra regada com sangue, com pranto; história marcada de sonhos e desencantos.

Sementes plantadas pelas mãos do Senhor do mundo,

brotando a justiça, rompendo as cercas do latifúndio.

Me corre nas veias as dores da humanidade,

mas brilha em meu peito a estrela da liberdade.

Levanta meu povo, Jesus é o Senhor da história!

Meu canto é reflexo do sol dessa nova aurora.

Por Nelito Dornelas


Artigos relacionados

Teologia

Seguidores de Jesus sim, mas qual Jesus?

Todos nós batizados, somos chamados de seguidores de Jesus, ou seja, cristãos. Uma denominação qu...
Teologia

A Igreja continuadora do Reino e da Missão de Jesus Cristo

Os discípulos assumiram o encargo de continuar a pregação de Jesus depois da sua morte. Eles soub...
Teologia

As Sete Chaves para ler, conhecer e viver a Palavra de Deus

Primeiro passo para conhecer a Bíblia é ler a própria Bíblia. Você tem Sete Chaves que abrem o s...
Teologia

Quaresma é tempo de conversão

Iniciamos o tempo da quaresma colocando sobre a nossa cabeça as cinzas como sinal de conversão. C...