Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

A conversão de São Paulo Apóstolo


Cada ano em 25 de janeiro, celebramos a conversão de São Paulo Apóstolo de Jesus Cristo. Um dos maior missionário do começo do cristianismo. Porém, era criticado, diziam que ele não era apóstolo porque não era dos doze e não havia conhecido Jesus pessoalmente (1Cor 9,2). Mas fazia questão de anunciar o evangelho gratuitamente (1Cor 9,6.18).

Paulo é uma das figuras mais importantes do Novo Testamento. As informações sobre sua vida estão nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas. Nasceu na cidade de Tarso da Cilícia (At 9,11). Filho de judeus, da tribo de Benjamim, cresceu na tradição judaica (Fl 3,5). Desde jovem foi para Jerusalém, onde se especializou no conhecimento da lei. Tornou-se mestre e fariseu (At 22,3).

O livro dos atos dos Apóstolos narra a conversão de São Paulo Apóstolo três vezes (At 9,1-21; 22,1-16; 26,9-18). A conversão de Paulo significa a ruptura total com o Antigo Testamento, representa a Igreja Helenista.  Também Paulo nas cartas menciona o processo de sua conversão (Gl 1,13-15; 1Cor 15,8; Fk 3,12).

Paulo, nome Judeu ou Saulo, nome Grego era uma ameaça de morte para as primeiras comunidades era o mais fiel perseguidor dos cristãos. Colocava na prisão todo cristão que pudesse encontrar. Em uma viagem de Jerusalém para Damasco para perseguindo os Cristãos, descobriu que a verdade não estava com ele, mas com a comunidade dos cristãos que ele estava perseguindo. A queda interior é grande, maior e mais forte, que a exterior. Cai por terra e fica cego durante três dias, sem entender nada.

Paulo muda de perseguidor a perseguido, invertem-se os papeis. “Cego”, “queda”, “três dias sem comer ou beber” são imagens para indicar o processo de conversão que se dá ao longo da vida. Sinais de escuridão interior. A conversão não é um fato isolado, é um processo da vida inteira, vai acontecendo no dia-a-dia.

Ananias representa a comunidade dos cristãos, fica receoso em receber Paulo que representa a comunidade judaica (At 9,17-19), impõe as mãos e chama Paulo de meu irmão, promete a ele uma nova visão e o dom do Espírito Santo. É difícil aceitar alguém como irmão, que era inimigo declarado da comunidade Cristã!

Finalmente, Paulo recebe o batismo como sinal de compromisso com a vida que vai assumir diante de Deus e diante da comunidade. A conversão para Cristo significa uma mudança profunda de vida. Paulo ao se tornar Cristão não deixa de ser judeu, mas reconhece o Jesus como ponto alto das promessas do Antigo Testamento.

A experiência de Jesus ressuscitado mudou completamente sua vida até a morte. Paulo é homem bem preparado. Além de conhecer a fundo a religião judaica, possui noções das filosofias e religiões gregas do tempo. Escreve e fala em grego. Enquanto judeu, tem mentalidade completamente diferente da dos gregos.  Cidadão romano (At 16,37).

Paulo, o missionário itinerante, incansável, cheio de audácia, criatividade e ímpeto evangelizador, anuncia a Palavra, tanto nos centros urbanos como nas periferias. Vai além-fronteiras, é apostolo dos gentios e das nações. Tem um coração ardente por causa do Evangelho. Que ao celebrarmos a conversão do Apóstolo Paulo, seja fortalecida a nossa espiritualidade e a nossa mística missionária!

Rafael Lopez Villasenor


Artigos relacionados

Teologia

Advento é tempo de Esperança

O tempo do Advento remete à dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do ...
Teologia

Festa da Epifania do Senhor

A festa da Epifania do Senhor é a grande convocação que Deus faz, a fim de que todas as nações e ...
Teologia

O escândalo da morte na cruz

Através da história de mais de 2.000 anos de cristianismo, estamos acostumados a ver na cruz o gr...
Teologia

Teologia Antropológica

Clareando os conceitos: O que é a Teologia? O que é a Antropologia? O que é a teologia antropológ...