Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Teologia Antropológica


Clareando os conceitos: O que é a Teologia? O que é a Antropologia? O que é a teologia antropológica? O que é a teologia?

Fala sobre Deus. Qual é a base? Essa fala é baseada na experiência humana, mas utiliza a linguagem dos seres humanos. Não é uma fala fechada em Deus mesmo, mas uma fala sobre as formas em que divino se encontra envolvido na nossa vida do ser humano e no mundo.

Nunca na nossa vida podemos compreender ‘o que Deus quer de mim’. Nos determinados momentos gostaríamos de saber quais os planos de Deus para mim, para onde quer que eu vá etc. Essas perguntas são reais na nossa vida. Então a gente acaba caindo na dimensão da fé. A nossa fé direciona todo o nosso ser a Deus.  Portanto percebemos que a fé pode ser compreendida somente em relação à experiência do ser humano com Deus.

1. Afirmações sobre Deus

 Nenhuma afirmação deve ser feita sobre Deus, fora da experiência humana. A linguagem humana é um veiculo para compreender e assimilar  Deus, apesar de que muitas vezes ele também sentido e compreendido no silêncio. A.T. diz: ninguém viu o Deus. Moisés não viu Deus, Abraão não viu Deus. Mas todos tiveram a experiência de Deus.Deus não estava no fogo, vento, raios etc.., mas ele esteve no silêncio da suave brisa.

São Paulo diz: Deus mora na luz inacessível. Mas também a nossa linguagem nos mostra que Deus mora no coração de cada pessoa. Aquela  história sobre o cansaço de Deus. Estar longe do ser humano – quase nos céus, bem na profundidade do mar. Por fim decide ficar no coração do ser humano, pois está viagem é mais longa que existe.

Os pastores: Edir Macedo, Romildo Soares e outros apresentam como se fosse Deus está fazendo milagres cada dia na vida da pessoa humana.  A participação de Deus na vida cotidiana.

Os indianos dizem: Deus é neti neti – nem isso nem aquilo. O Deus Vishnu tem sahasranama (mil nomes de Deus) nenhum desses nomes é adequado. Nossa fala sobre Deus é como uma flecha.

2. Deus no mundo

Em segundo lugar percebemos que Deus está profundamente envolvido no mundo. Ele é transcendente, Deus distante, mas sua transcendência é a forma em que Ele se encontra imanente. A capacidade de Deus poderia estar em mim sem eu me tornar um Deus. Deus está em tudo e nada é idêntico com Deus.

  • Toda a teologia é antropologia – Karl Rahner. Pois toda a questão sobre Deus está ligada a sobrevivência e a crença na vida do ser humano.
  • Cada afirmação sobre Deus é uma afirmação sobre o ser humano – G. Baum.
  • Os teistas e os ateístas diferem na sua compreensão do ser humano. Os ateístas afirmam a dignidade absoluta do ser humano, sua total independência. Os teistas afirmam Deus como base da dignidade e liberdade humana. Que tipo de Deus que você está afirmando? A explanação da totalidade da experiência humana
  • GS 41 e 21 – reconhecimento de Deus não é contra a unidade. Duas formas de encontrar o Deus: que faz parte da nossa experiência humana; ou aquele que é um ditador. Qual é minha experiência de Deus, como estou dando testemunho desse Deus. Será que eu tenho medo de Deus?  Qual é a imagem eu tenho sobre Deus. Análise de diversas imagens de Deus.

A experiência humana nos mostra que onde há vida e crescimento lá existe a desordem. A fé e a revelação são a nossa resposta para Deus. As sagradas escrituras são os arquivos sobre o encontro do homem com Deus: Trindade, pecado, Escatologia, graça, Historia da Igreja, teologia moral, Direito canônico, Cristologia, são as construções para elaborar e expressar a nossa experiência. Essas matérias cabem para os teólogos, estudantes de teologia etc.

Mas para o povo comum existem os elementos mais práticos e simples são as orações, homilias, catequese, terço, hinos etc. É necessário saber o que está fazendo. Não adianta falar para o povo simples as questões complicadas. O que importante é saber o que você está fazendo. A simplificação da fé é algo fundamental para o nosso crescimento.

O que é Antropologia?

Estudo do ser humano. Quem é o homem? Quem é a pessoa humana? – Uma questão perene na nossa vida. Talvez a questão central para todas as religiões e filosofias.Salmo 8 fala sobre o homem e a grandeza de Deus. Quais as ciências tratam sobre a pessoa humana:  Ética, sociológica, psicologia, biologia, antropologia, economia, ciência política, historia, filosofia etc tratam sobre o ser humano.

Na tradição Judaico-cristã – o homem criado na imagem de Deus, portanto a criação mais sublime da terra. Superior para outras criaturas. Aquele que tem capacidade de si salvar. O homem é o caminho da Igreja – João Paulo II. Tanto no Judaísmo como no Islã a importância é dada para ser humano.

No hinduísmo – a idéia cósmica do ser humano, a pessoa é a parte do cosmos. Essa a verdade dos Darsanas. Os caminhos (margas) são os caminhos para a salvação do ser humano. O homem criado do homem cósmico.

Budismo é não especulativo, dukha é sofimento do ser humano e apresenta o caminho para saída do sofrimento e chegar a nirvana. Portanto o ser humano é mais importante. Filosofia: Kant – o que eu posso conhecer – critica da razão pura. O que eu devo fazer – critica da razão pratica O que eu devo esperar? Por fim o que é o homem? Parece que a questão iniciou-se com Durkheim e depois James Frazer, Malinowski e mais tarde Levi Strauss. A questão surge nos povos primitivos da Austrália conforme os estudos apresentados. A questão da divindade surge tal forma que se torna algo tão complexo que  posteriormente elaborados variados ritos. O que é a antropologia teológica?

 Estudo do ser humano a partir da fé cristã. A busca de uma compreensão da fé do ser humano. Por que o cristão busca Deus, qual é sua necessidade de ir a Igreja etc. A antropologia teológica não é uma busca para mais informações, mas é uma procura de último significado para a existência humana como cristão e hoje por todos. Essa é a preocupação básica da antropologia teológica. A experiência humana e a fé cristã são os recursos do nosso curso de teologia antropológica.

A religião não é o fundamento da linguagem humana, mas a recurso para descobrir o significado da existência humana. O ser humano encontra-se envolvido no mundo. Ele não pode ser compreendido fora do mundo. O estudo do ser humano no leva a estudar o mundo. Portanto a questão da ecologia. A atitude cristã em relação ao mundo e a atitude da ciência moderna em relação ao mundo não são iguais.

Genesis, 1, 26.. Dominai o mundo.... Dominação, possuir, usar, prazer, são os elementos questionados. Portanto a teologia antropológica é uma forma de compreender o humano em todas as suas dimensões.

Pe Joachim Andrade, SDV


Artigos relacionados

Teologia

Ser Santo é ser pessoa normal

Os santos são aqueles homens e mulheres que viveram pela causa do Reino, que foram exemplo de amor, e que estão agora junto ao Pai intercedendo por...
Teologia

Advento, preparação ao Natal

A palavra Advento vem do latim “Adventus” que significa chegada. Este tempo é começo do Ano litúrgico, que nos prepara para o grande acontecimento ...
Teologia

O Mistério Trinitário na Igreja

“Não podemos abarcar o oceano, mas podemos entrar nele. Não podemos abarcar o mistério da Trindade, com a nossa mente, mas podemos entrar nele” (Ra...
Teologia

Bodas de ouro do Mês da Bíblia no Brasil

No mês de setembro deste ano de 2021, celebraremos os 50 anos do Mês da Bíblia. O Mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da Ar...