Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

A morte cruel de Jesus na cruz


Jesus historicamente defendeu os pobres e os injustiçados. Ele anuncia o projeto do Reino de Deus, se colocando do lado dos pobres, anunciando a libertação aos cativos. A sua morte é consequência de sua prática: opõe-se à lei, por ser desumanizadora; crítica à religião, por causa da hipocrisia; censura ao templo, que não estava voltado para a realização da justiça, caridade, amor... Portanto, Jesus morre por causa de sua prática em prol do Reino de Deus.

Jesus morre por causa de defender a justiça. Ele veio a instalar o Reino de Deus o que significa lutar pela justiça, pela paz, pela fraternidade, por um mundo diferente em que “todos tenham vida em abundância” (Jo 10,10). Ele pregava o Reino de Deus como igualdade e fraternidade.

Jesus morreu na cruz a pior forma de morte por ser fiel a Deus. A crucificação era a pena de morte usada pelos romanos desde o ano 217 a.C. reservada aos escravos que atentavam contra a vida dos seus senhores, inclusive os que se envolviam em rebeliões e todos aqueles que não eram cidadãos do Império, como era o caso de Jesus.

A morte na cruz era uma tortura tão bárbara e degradante que era a pior maneira de atormentar a quem apanhava. Era precedida pelo açoite, de acordo com a origem e a proveniência social dos condenados.

Entretanto, a crucificação não foi invenção romana, mas era amplamente difundida no Império Romano. Ainda vivos, na cruz, aves de rapina já começavam a comer o condenado. Três ou quatro dias depois, a carne desse indivíduo, apodrecendo, caía da cruz e cães e outros animais terminavam de fazer o serviço.

Jesus morre na cruz condenado a morte pelos romanos como marginal por causa do Reino de Deus. A geração após a sua morte, o chamado movimento de Jesus dá um novo significado a morte de Jesus, como uma morte sacrificial, que ganha dimensão muito mais religiosa e menos política.

Rafael Lopez Villasenor, sx


Artigos relacionados

Teologia

Deus em tudo!

Hoje, em uma época e em uma soiciedade em que a Igreja, o Cristianimo e a religão, em geral parec...
Teologia

A fé cristã nos chama à resistência

Resistência, denúncia e luta contra as injustiças não são contrárias à fé, mas têm nela o seu fun...
Teologia

Dez características da leitura popular da Bíblia

1. A Bíblia é Palavra de Deus. Esta fé já existia antes da chegada do que se convencionou chamar ...
Teologia

Sagrado Coração de Jesus: o divino que nos humaniza

Devoção pode nos ajudar a descobrir as possibilidades de nossos próprios corações. O Coração de J...