Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

A NECESSIDADE DE DESCLERICALIZAR A IGREJA CATÓLICA


Parece-me que o principal problema da Igreja Católica hoje não é o clericalismo, mas a versão sacerdotal do catolicismo. O clericalismo é um problema moral. A organização sacerdotal do cristianismo, não. Isso constitui uma dificuldade estrutural. Se a Igreja Católica não estivesse organizada sacerdotalmente, não haveria os abusos de poder por parte dos clérigos que tanto deploramos hoje e tantos outros problemas.

Há padres que não são clericais. Eles não abusam de sua investidura. São ministros humildes, que caminham com suas comunidades e a seu serviço. Aprendem com os leigos e os orientam com eficácia porque têm a abertura necessária para conhecer a realidade e a vida em geral. De suas pregações ninguém se queixa porque tem algo a dizer.

No entanto, eles não foram eleitos por suas comunidades e, consequentemente, não são responsáveis ​​pelo desempenho de suas funções. Os presbíteros, padres, ministros ou como quiser chamá-los, são escolhidos por outros padres e são ordenados pelos bispos para cumprir uma função. Nesse sentido, o nome de "funcionários" pode muito bem ser aplicado a eles, mesmo que não gostem. São administradores maiores ou menores, de uma espécie de multinacional, a maior do mundo? Que não deve ter nada a ver com a Igreja de Cristo.

A Igreja - que, como qualquer organização humana, necessita de um quadro institucional - necessita destes servidores para realizar tarefas que vão desde o anúncio da Palavra à administração dos sacramentos, passando pela recolha de meios para desenvolver estes serviços, apoiar obras educativas, caridade e justiça, e para o sustento de suas próprias vidas. Mas essa mesma organização conseguiu desumanizar sua liderança. Na verdade, o faz. Precisa fazer isso em algum grau? Em mais de uma ocasião pareceu que sim.

O fato é que na Igreja Católica atual é possível ser padre sem ser cristão. Parece duro, mas é a isso que chegamos. Nos seminários, as pessoas são treinadas para ensinar e administrar os sacramentos, além de dinheiro e, às vezes, pessoas. Para isso, os formandos são submetidos a processos de aculturação. Os seminaristas são romanizados. Eles são reformatados. Eles estão vestidos como sacerdotes para distingui-los dos outros. Estão dispensados ​​de passar pelas experiências fundamentais de seus contemporâneos, como a intimidade afetiva e a paternidade, e no caso dos religiosos pela obrigação de qualquer pessoa de ganhar o pão.

Os sacerdotes são seres psicologicamente divididos na mesma medida em que são separados (“escolhidos” por Deus) dos mortais comuns. Eles representam a separação Igreja-mundo. Aqui a Igreja (“sacra”), ali o mundo (“profano”). Enquanto essa separação for acentuada, eles não conseguem entender o que está acontecendo e orientar efetivamente um povo que progressivamente os considera irrelevantes. A pregação de muitos deles é um fracasso do início ao fim. Mesmo a doutrina da Igreja Católica, em mais de um aspecto, vem de pessoas que parecem não ter as raízes epistemológicas necessárias.

Muitos, especialmente os jovens, consideram isso uma raridade. O fato é que os mesmos padres, internamente divididos, bipolarizados, acabam desmoronando. Talvez os padres clericais consigam contornar esse perigo. Mas certamente ao preço de uma desumanização que não pode ser a vontade de Deus que, convertido em ser humano autêntico e o mais autêntico dos seres humanos, nos humaniza. Jesus foi um leigo que soube integrar a realidade em sua pessoa em seus mais diversos aspectos, uma pessoa humana que nos divinizou porque nos laicizou. Quem pode explicar que ele se tornou um Sumo e Eterno Sacerdote?

A Igreja Católica não precisa resolver o problema do clericalismo. Ela precisa, em primeiro lugar, des-sacerdotalizar-se. Versões não sacerdotais do cristianismo foram e continuam sendo dadas na Igreja: o monacato, a religiosidade popular latino-americana, 70% das comunidades da Amazônia sem padres, as igrejas evangélicas pentecostais e outras. Todas essas versões têm seus próprios problemas. Alguns são mais saudáveis, “mais cristãos”, do que outros. A versão sacerdotal do cristianismo tornou-se uma expressão patológica de si mesma.

Os ministros da Igreja Católica - que infelizmente continuam sendo chamados de "sacerdotes", como queria o Vaticano II - devem ser eleitos, treinados e capacitados para liderar as comunidades graças a processos nos quais se possa controlar que tenham autoridade para realizar tal serviço. A autoridade, na Igreja de Cristo, deve vir, antes de tudo, de uma experiência pessoal do Evangelho. As autoridades devem, como testemunhas, poder anunciar com convicção que Deus é digno de fé e que a própria Igreja pode constituir o Evangelho no mundo de hoje.

A Igreja Católica precisa de ministros que sejam cristãos, em vez de funcionários de uma organização sacerdotal internacional dirigida por uma classe que se elege a si mesma, que acredita estar isenta de responsabilidade perante o Povo de Deus.

O Simpósio sobre o sacerdócio que acontece em Roma provavelmente é inútil e, na melhor das hipóteses, apenas um primeiro passo para sair do atoleiro. Seria bom se, em vez de constituir uma pregação moralizante aos padres clérigos, se iniciar a desconstrução da versão sacerdotal do catolicismo que, por truques ou por mangas, impede a transmissão do Evangelho.

Jorge Costadoat (fonte: Religion Digital)


Artigos relacionados

Teologia

Jesus de Nazaré, indignado com o patriarcado

A maioria das religiões nunca se deu bem com as mulheres – nem mesmo hoje – que são as eternas es...
Teologia

Miqueias: a prática da justiça e do direito

O contexto do profeta Miqueias significa “Quem é como Deus?” (Jz 17,1; 1Rs 11,8).O nome é uma pr...
Teologia

Amazônia: última página do Gênesis

“Realmente, a Amazônia é a última página, ainda a escrever-se, do Gênesis”, escutamos da voz de E...
Teologia

Cristo Ressuscitou, aleluia!

A ressurreição de Jesus é a afirmação que a morte não é o lugar do aborto do projeto de Deus...