Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

15 anos da Assembleia de Aparecida


O bispo emérito de Jales (SP), dom Luiz Demétrio Valentini, ao falar dos 15 anso de Aparecida, (realizada em maio de 2007) recorda a declaração do Papa Bento XVI reafirmando a opção preferencial pelos pobres, o que foi “favorável à caminhada da Igreja na América Latina”.

Disse Bento XVI na abertura da Conferência de Aparecida: “a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para enriquecer-nos com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8,9)”. Para dom Demétrio Valentini, que foi um dos delegados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na ocasião, “não poderia haver uma declaração mais favorável à caminhada da Igreja na América Latina. A opção preferencial pelos pobres não poderia ter um apoio tão claro vindo de um Papa que é um grande teólogo, Bento XVI”.

Segundo a partilha de dom Demétrio, a declaração de Bento XVI no início “foi muito positiva, de alívio e de confiança que contagiou todos os participantes. Ao condisse.trário da Conferência de Santo Domingo, realizada com muitas tensões internas”.

O bispo também ressaltou como fatores favoráveis “que ajudaram a criar um ambiente propício de conferência” o local do encontro, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a proximidade com os peregrinos e com as famílias da região, que acolheram os participantes, além do grupo de teólogos que ajudavam os bispos na elaboração do texto.

Mas o “fato mais decisivo”, segundo dom Demétrio, foi a comissão central presidida pelo cardeal Jorge Mário Bergoglio, que seria eleito Papa poucos anos depois. “O que a gente percebeu dessa comissão: que aceitava as contribuições vindas dos grupos, que os grupos se sentiram mais desafiados ainda a caprichar no trabalho, o que resultou com um texto muito favorável, conhecido como o texto de Aparecida. Da minha parte, é uma alegria ter participado de um momento tão importante para a caminhada da Igreja na América Latina e do Caribe”, 

Fonte: CNBB


Artigos relacionados

Teologia

Da Imaculada Conceição à Conceição Aparecida

A conquista das colônias ibéricas sempre teve um braço militar e outro espiritual. A religião era...
Teologia

Jesus cria uma nova humanidade

A longa caminhada das comunidades do Antigo Testamento encontrou a sua confirmação em Jesus, na s...
Teologia

Como foram as últimas horas de Jesus na cruz?

Como Jesus viveu suas últimas horas? Qual foi sua atitude no momento da execução? Os evangelhos n...
Teologia

Teologia do tríduo pascal

Quinta-feira Santa A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no m...