Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

O Batismo é o sacramento da fé!


Começamos o tempo comum do ano litúrgico com a festa do batismo do Senhor, renovando o compromisso de viver a fé que recebemos o dia do nosso batismo.

No Batismo de crianças, os pais e padrinhos pedem a fé para a criança e a transmitem pelo sacramento e pelos ensinamentos e vivência da fé, por isso devem ser pessoas de fé e dispostas a transmiti-la a seus filhos e afilhados.  Por sua vez, para que o adulto possa ser batizado, requer-se que tenha manifestado a vontade de receber o batismo, que esteja suficientemente instruído sobre as verdades da fé e as obrigações cristãs e que tenha sido provado, por meio de catecumenato, na vida cristã. 

Ao pedir a fé na hora do batismo, deixa claro que é um dom gratuito, uma graça. A criança não tem ainda fé, ela só a pode receber. A semente da fé lhe será dada pelo batismo, mas esta semente deve brotar e crescer com a ajuda dos pais e padrinhos e de todo a comunidade eclesial na qual ela vai crescer. De qualquer maneira, a fé não é algo que tenha sua origem ou sua fonte em nós. Ela nos é dada por Deus que se inclina para nós como um pai ou uma mãe, que nos chama, que nos fala, que nos ama.

Desde os primórdios da Igreja, a fé como abertura do coração humano diante de Deus que nos salva por Jesus Cristo, é condição indispensável para o batismo. No dia de pentecostes, depois do discurso de São Pedro “todos ficaram de coração aflito e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: ‘Irmãos, o que devemos fazer?’ Pedro respondeu: ‘Arrependam-se e cada um seja batizado em nome de Jesus Cristo’” (At 2,37s). No mesmo livro, nos Atos dos Apóstolos, lemos também como o diácono Felipe tinha explicado ao eunuco da Etiópia a Escritura e anunciado Jesus, e como 0 eunuco então pediu o batismo. Felipe lhe disse: “É possível se você acredita de todo coração”. Ao que o eunuco respondeu: “Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. E Felipe o batizou (At 8,37s).

Existe uma relação intima entre fé e batismo. A fé nasce da pregação da palavra de Deus é condição para o batismo. O batismo é, antes de tudo, o sinal daquela fé com a qual os seres humanos respondem ao evangelho de Cristo, iluminados pela graça do Espírito Santo.

Evidente que no caso do batismo de crianças, aquele que recebe o sacramento não pode acolher a palavra divina, nem fazer um ato de fé. Em lugar das crianças, são os pais e padrinhos que professam a fé. São eles que, no diálogo introdutório, assumem com a comunidade o compromisso de educar o batizado na fé. Eles renunciam a satanás e proclamam a sua fé; eles pedem que a criança seja batizada na fé da Igreja que acabam de professar; o pai recebe e acende a vela que simboliza Cristo que iluminará a vida do batizado.

O batismo é o sacramento de fé, exige do candidato adulto uma preparação prévia, o catecumenato, para que ele se possa aproximar do batismo com uma fé viva. Igualmente os pais e padrinhos de uma criança a ser batizada precisam ter uma fé sólida para poderem educar seus filhos e afilhados na fé. Aos pais e padrinhos que não têm tal fé, oferecesse uma ajuda para revigorar sua fé, a fim de que possam cumprir sua missão de ser os primeiros mestres da fé da criança que apresentam para o batismo. Mais tarde, também a comunidade eclesial ajudará a criança a crescer na fé, particularmente pela catequese. O processo de crescimento na fé será marcado pela celebração e vivência dos outros dois sacramentos da iniciação cristã: eucaristia e crisma.

Pe. Gregório Lutz


Artigos relacionados

Teologia

A NECESSIDADE DE DESCLERICALIZAR A IGREJA CATÓLICA

Parece-me que o principal problema da Igreja Católica hoje não é o clericalismo, mas a versão sac...
Teologia

Amazônia: última página do Gênesis

“Realmente, a Amazônia é a última página, ainda a escrever-se, do Gênesis”, escutamos da voz de E...
Teologia

São Paulo Apóstolo modelo de catequista

Paulo, como bom catequista, soube adaptar o Evangelho aos seus destinatários, usando a mesma ling...
Teologia

A fé, para além das falsas seguranças

É urgente um trabalho pastoral que rompa com uma fé em perspectiva mágica. A fé, na perspectiva c...