III Encontro d@s Amig@s e Leig@s Xaverian@s / Região Norte

  • Diego Costa Azevedo
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

A Espiritualidade Xaveriana.

No último domingo, dia 31 de março, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no município de Abaetetuba no Pará, aconteceu o encontro de leigos Xaverianos da cidade de Abaetetuba, com o tema: A Espiritualidade Xaveriana.

                                                                       jpg

O encontro iniciou em uma capela dedicada a São Guido Maria Conforti, que é o fundador dos missionários Xaverianos, com a acolhida dos participantes e um café da manhã, após o café os que estavam reunidos partiram em caminhada com direção ao salão da matriz paroquial, lá teve uma breve encenação do diálogo decisivo entre São Francisco Xavier e Santo Inácio de Loiola. O segundo momento de fala foi do Pe. Xavier S.X. que falou sobre a gratidão aos amigos, conhecidos e quantos outros apoiam o trabalho missionário dos padres e irmãs xaverianos e a importância dos leigos missionários, inclusive, reconhecida pelos próprios padres em sua assembleia anual. Finalizando essa primeira parte houve a celebração da santa missa junto da comunidade paroquial.

                                                                                arnaldo

O segundo momento após a celebração foi iniciado com o breve testemunho da leiga missionária Ruth da paróquia São Francisco Xavier do bairro do marco em Belém, ela relatou sobre seu trabalho na cidade fronteiriça de Oiapoque no Amapá onde existe muita exploração sexual, drogas e discriminação em especial o trabalho com os povos indígenas destacando o diálogo cultural com os povos indígenas. Tivemos também o relato da leiga missionária Xaveriana Telma do grupo Gamix de Belém contou um pouco sobre o grupo e o objetivo de envolver leigos com um projeto comum de vida com os Xaverianos, realizando um trabalho em conjunto, inspirados pelo carisma Xaveriano

     .sorrisos                                    almoço

Finalizando houve a apresentação da equipe mobilizadora dos leigos xaverianos no município de Abaetetuba puxada pelo Pe. Arnaldo Devidi S.X.  e a leiga Maria Geci. Por fim um almoço partilhado com todos os presentes embalado aos sons de música regional.

Por: Diego Cavalcante