Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Paróquia São Francisco Xavier MG

Foi bom, muito bom!


Acompanhar a despedida dos nossos confrades das cidades de Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras para mim, mesmo que de longe (das encantadoras montanhas das Minas Gerais), deixou o coração apertado e, confesso, com um nó na garganta. A história da minha vocação se mistura com estas cidades que estamos deixando de uma maneira, para nós Xaverianos ao menos, que poderia ser diferente.

Quando entrei no seminário, nos idos anos 2.000, escutei pela primeira vez o nome destes municípios que se somavam a alguns outros: Cantagalo, Virmond, Porto Barrero, Rio Bonito...  Quantos amigos de seminário e companheiros de jornada encontrei vindos destes rincões do Paraná com um sotaque bem diferente para um pé vermelho como eu; quantas visitas realizadas junto a este povo sob o signo da amizade e da boa hospitalidade (como aquela de Betânia na vida de Jesus); quanta história de confrades Xaverianos que marcaram a sagrada história destas cidades, dentro da diocese de Guarapuava, feita de muito zelo e dedicação. Gostei tanto desta região que sonhava um dia em ser pároco na grande "catedral" de Laranjeiras ou então na não menos imponente São João Batista de Nova Laranjeiras. Mas... o sonho vai ficar abrigado nas lembranças mais afetuosas do coração de algo que foi bom, muito bom.

Mesmo sem nunca ter trabalho em algumas destas queridas cidades como Xaveriano, tomo licença, para abraçar com muito carinho e afeto; com muita ternura e amizade a todo vocês povo querido e amado, filhos de Sant´Ana e São João Batista. Nossa Congregação partilhou intensos momentos junto a vocês, de vendaval impiedoso a reconstruções cheias de esperança, portanto, também nesta despedida – com lágrimas nos olhos – sussurramos aos ouvidos de vosso coração: nossas casas e paróquias (mesmo na humildade de nossas presenças e na fragilidade de nossas forças) estarão sempre abertas a vocês; nossas mãos estarão sempre estendidas à vossas e nossos passos sempre dispostos a caminhar juntos. Obrigado a vocês, irmãos e irmãs,  por nos ensinar - pela vossa acolhida e fraternidade – que, de fato, os Xaverianos (mesmo nas nossas limitações e imperfeições) fazem do mundo uma só família que tem também sabor de chimarrão e perfume de Laranjeiras.

Pe. Thiago Rodrigues sx


Artigos relacionados

Paróquia São Francisco Xavier MG

Até Belém

Palavra do dia: O Perdão  O tempo do Advento nos abraça no findar de um ano civil. Podemos ...
Paróquia São Francisco Xavier MG

Até Belém

Palavra do dia: O Discernimento No vocabulário paulino, a expressão "discernimento dos espíritos...
Paróquia São Francisco Xavier MG

Até Belém

Palavra do dia: A Alegria A alegria é uma virtude marcante na vida dos que se abandonam nas mãos...
Paróquia São Francisco Xavier MG

Até Belém

Palavra do dia: A oração Na tradição religiosa, a oração, nas suas formas e nos seus modos, apar...