Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Ética, saúde... e smartphones


Olhar o interlocutor nos olhos se tornou opcional, e os sentimentos parecem anestesiados, adormecidos, ‘webizados’

Nestes dias, um amigo professor me mandou um e-mail sobre a relação entre ética, smartphones e saúde. Sabemos por experiência que o uso sem limites da tecnologia pode ameaçar o nosso equilíbrio: do ponto de vista social e familiar quando cria isolamento e indiferença; do ponto de vista psicológico quando gera dependência e escravidão da tecnologia; do ponto de vista fisiológico quando prejudica a saúde física.

Alguns estudiosos afirmam que ler, descrever ou enviar permanentemente mensagens pelo smartphone, evidentemente com a cabeça baixa, tenderia a provocar efeitos colaterais e consequências, às vezes sérias, inclusive físicas.

O uso excessivo do Facebook, por exemplo, influencia as energias físicas e pode afetar até o sono. Precisamos, portanto, de ‘bom senso’ no uso da tecnologia, além de princípios e de critérios éticos para refletirmos sobre o sentido e a dignidade da vida. Vejamos alguns exemplos.

 “Nossa cabeça pesa, em média, de 4,5 e 5,5 quilos; e, quando conservamos dobrado o pescoço, e assim o mantemos para escrever uma mensagem, a atração gravitacional sobre a cabeça e a tensão sobre o pescoço aumentam até quase 27 quilos de pressão. Esse hábito, quando excessivo, tende a provocar uma perda gradativa da estabilidade da curva espinhal. Assim, o ‘pescoço do SMS” está se tornando um problema de saúde”, escreveu o meu amigo.

As pessoas que, por causa dos smartphones, abaixam demasiadamente a cabeça, como se fossem avestruzes humanos, podem ver os níveis de empatia e de humor despencarem, o estresse aumentar e o narcisismo escapar do controle, com efeitos negativos sobre o próprio desenvolvimento emocional, a saúde e a autoconfiança. E eu nem preciso insistir nas consequências negativas do abuso indiscriminado de smartphones nas mãos infantis ou adolescentes.

Precisamos de princípios e critérios éticos para reaprendermos a humanizar a nossa vida, cuidar da saúde no tocante ao uso da tecnologia; levantar a cabeça, olhar para cima e observar ao redor; acreditar que o tempo vivido no convívio da família e com as pessoas que amamos e que nos amam é muito mais divertido, fascinante e gratificante do que o tempo vivido dentro de um simples smartphone.

Eu gosto de sonhar com um mundo em que aumentem cada vez mais as pessoas que acolham os outros com um sorriso espontâneo, com um aperto de mão sincero, com um abraço fraterno; com mais carinho ao vivo e a cores...

Por Pe. Gabriel Guarnieri, sx


Artigos relacionados

Artigos

Dom Adolfo Zon, bispo titular da Diocese de Alto Solimões

O Papa Francisco aceitou este 20 de maio 2015 a renuncia, por motivo de idade, de Dom Alcimar Cal...
Artigos

Mensagem da Quaresma 2022 do Superior Geral

Queridos irmãos, acabamos de iniciar o tempo da Quaresma, o tempo litúrgico que antecede a celebr...
Artigos

Os cristãos e as eleições municipais

Em breve, teremos eleições municipais em todo o Brasil para a renovação do Legislativo e do Execu...
Artigos

Outubro, mês das missões

“Não se abre uma rosa apertando-se o botão”, escreveu alguém.  É um pensamento muito próprio...