Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


A voz e a luz da consciência nos mostram a verdadeira alegria nascida do bom uso do tempo livre.

 Em todos os continentes existem pessoas que esbanjam muito dinheiro e energia para se divertirem sem limites, buscando todo o tipo de lazer, ‘custe o que custar’. Na cabeça das pessoas, o lazer se torna, de certa forma, a regra da vida e talvez uma vida sem regras: é quase uma obrigação, um dever, um imperativo imprescindível, a tal ponto que se cria uma crença de que quem não souber se divertir não existe; e, se alguém existe é porque se diverte.

Muitas vezes, curtir é tirar fotos e selfies, e mostrar ao mundo inteiro o minuto de glória. Inclusive a um custo financeiro para além das necessidades básicas e imprescindíveis. Outro aspecto do mesmo lado da medalha tem algo de inquietante. As pessoas, principalmente jovens e adolescentes, na procura de farrear, de viver fortes emoções, consomem a própria vida sem bom senso. E até sem ética.

Trocam o dia pela noite em pancadões estrepitosos, intermináveis e frequentemente tumultuados. Ou no isolamento do quarto, onde passam as madrugadas de olhos pregados em telas de vídeo com sites onde tudo é liberado. É claro que, se além do excesso de tempo de diversão e de “fuga”, entrarem aí também o álcool, cigarros ou outras drogas, os cenários e os efeitos colaterais se ampliam e podem gerar gravíssimos problemas de solidão existencial, de esgotamento emocional e até de medo do silêncio e do convívio com o mundo real, com as outras pessoas e com a própria identidade. Livre arbítrio sem prudência, sem disciplina e sem responsabilidade sempre gera problemas e angústias nos relacionamentos humanos.

Por outro lado, a gestão do lazer pode se tornar uma escolha ética em nossa vida porque, com bom senso e coerência podemos aprender a administrar e a viver o nosso legítimo direito à diversão. Sabemos que a nossa capacidade usar o livre arbítrio precisa da verdade, da justiça, da solidariedade e da caridade para se solidificar e iluminar a nossa existência.

A consciência da corresponsabilidade em vista do bem comum nos impulsiona a crescermos na sensibilidade e na escolha de substituirmos tentações de experiências de lazer desenfreado por experiências concretas de alegria compartilhada: mais serviço, gratuidade, amizades verdadeiras, leituras de livros interessantes e de voluntariado. Vamos iluminar e enriquecer os nossos momentos ou dias de lazer com a força e os valores da ética. Dúvidas? Experimente!

Pe. Gabriel Guarnieri, sx


Artigos relacionados

Artigos

A pandemia mostra 'outras doenças', diz Francisco

O papa Francisco alertou, na quarta-feira (12 de agosto), para outras "patologias" que a pandemia...
Artigos

Toda missão tem mão dupla

De início, convêm relembrar que toda missão tem mão dupla. Tocamos aqui em uma dimensão que, não ...
Artigos

Seis anos do martírio das xaverianas no Burundi

“E a palavra confirmareis com o exemplo de uma vida santa, com o exercício fecundo da caridade, c...
Artigos

PARA UMA IGREJA E UM POVO EM PÉ

O que significa hoje ser missionários/as? Perguntamos isso a Elza Brogeato, missionária xave...