Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Neopentecostalismo e pobreza


Nas Igrejas neopentecostais transforma-se a teologia da retribuição em algo majoritariamente financeiro, onde a pobreza individual deve ser combatida por ser obra ou do inimigo ou do afastamento de Deus.

universaO neopentecostalismo é grandemente conhecido no Brasil. De fato, é um movimento que nasce a partir do pentecostalismo brasileiro, com a criação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Chamar de neopentecostalismo, por sua vez, não é algo tão correto assim, uma vez que diversas características do pentecostalismo não estão presentes nessas igrejas - de modo que não seria algo novo para o movimento pentecostal, mas algo diferente desse movimento. No entanto, como o nome já está consolidado no meio cristão, mantemos a denominação - ainda que a contragosto.

Uma das grandes características dos movimentos neopentecostais é a teologia da prosperidade. Podemos, talvez, chamar tal teologia de uma "releitura" da teologia da retribuição muito presente no Antigo Testamento e em algumas partes do Novo Testamento. A teologia da retribuição afirma que Deus retribui a cada um conforme suas obras. Ou seja, Deus concede o bem a quem faz o bem e o mal a quem faz o mal. Mesmo que tal teologia já houvesse sido criticada antes de Jesus (o livro de Jó, bem como o de Eclesiastes, revelam uma grande crítica a esse tipo de teologia), até hoje é comum ouvir pregações de ordem retribucionista, bem na linha dos amigos de Jó ou de alguns provérbios.

No caso do neopentecostalismo, no lugar de uma mera doutrina retribucionista entra também em cena a teologia da prosperidade. Esta, por sua vez, afirma que a prosperidade financeira é um reflexo da bênção de Deus sobre a vida de alguém e, consequentemente, a pobreza é fruto de uma vida afastada de Deus, ou a consequência de algum pecado, etc.. Em outras palavras, transforma-se a teologia da retribuição em algo majoritariamente financeiro, onde a pobreza individual deve ser combatida por ser obra ou do inimigo ou do afastamento de Deus.

Que esse tipo de teologia está muito distante da proposta cristã é claro para qualquer pessoa que leia atentamente os ensinamentos de Jesus. A vida de Jesus foi uma vida pobre, ele esteve junto dos(as) pobres, caminhou com eles e elas, fez deles e delas o critério de uma vida que agrada a Deus. Em seu ensinamento, Jesus jamais condenou a pobreza ou a colocou como fruto de uma vida pecaminosa ou do castigo de Deus. Seus diversos "ais" foram direcionados aos poderosos e ricos de seu tempo, bem como aos líderes religiosos que consideravam esses mesmos pobres como indignos de Deus.

Fabrício Veliq (Fonte: Dom Total)


Artigos relacionados

Artigos

Francisco pede paz e solidariedade para vencer a Covid em 2021

Em mensagem do ano-novo, pontífice disse que é 'necessário interessar-se pelos problemas dos outr...
Artigos

Papa Francisco, 50 anos de sacerdócio: a serviço de Deus e do seu povo

Uma vocação nascida na experiência do perdão de Deus que, para Francisco, se transformou em vida ...
Artigos

Memória dos Mártires Xaverianos

O XVII Capitulo Geral no documento que aprovou sobre a Identidade Carismática fez a proposta da i...
Artigos

Quaresma: um caminho feito com Jesus ao calvário

Todos os anos, no tempo da Quaresma, fazemos o caminho para a Páscoa da Ressurreição, motivados p...