Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

ADVENTO, TEMPO DE PREPARAÇÃO AO NATAL


O tempo de advento é um tempo de preparação e de alegria, de expectativa para a chegada e a espera do Nascimento de Jesus Cristo. No calendário litúrgico o advento tem quatro semanas que antecedem o Natal.

Históricamente o tempo de Advento comoeçou na Espanha, no ano de 380. Logo o advento foi desenvolvido nos seculos IV e VII nas diferentes igrejas locais como preparação para a festa do Natal. Essa preparação adquiriou um carater ascético de penitência por parte dos catecumenos que deveriam vivir a preparação do batismo da Epifania. Com o passar dos anos adquiriou um aspecto escatológico, recordando a segunda vinda do Senhor.

O tempo liturgico do Advento tem duas tempos diversos: a primeira parte vai do primeiro domingo até o dia 16 de dezembro, este tempo litúrgico apresenta a segunda vinda do Senhor no fim dos tempos como escatologia cristã, com os temas do julgamento final da vigilância e escatológica.  A segunda parte vai do 17 ao 24 de dezembro, a liturgia fala da primeira vinda do Senhor, tendo presente a Virgem Maria. Os quatro domingos representam também as quatro estações do ano. Aparecem três personagens bíblicos no tempo do Advento, eles são o profeta Isaías, são João Batista e a Virgem Maria.

Nos domingos do Advento canta-se o Aleluia mostrando o caráter não penitencial, atitude que predominou no passado, tendo ressonâncias ainda hoje com a cor roxa na liturgia. Por sua vez, a omissão do Glória no Advento é para dar mais destaque ao Nascimento de Jesus Cristo, com esse hino nos unamos no Natal aos anjos, dando glória a Deus. Portanto, o Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria.

A Coroa de Advento tem a origem na tradição pagã. No inverno, se acendiam velas na Europa que representavam o “fogo do deus sol”. Se tinha a esperança de que a luz e o calor voltassem. Os missionários partiando dos costumes locais, os integram ao cristianismo. A forma circular da coroa, significa que não tem princípio, nem fim, sinal do amor de Deus, sem princípio e nem fim. As ramas verdes são simbolo da esperança e da vida, apesar das dificuldades. A fita e o laço vermelho que envolve a grinalda da coraoa simbolizam o Amor de Deus que redimiu toda criação e humanidade com a chegada de Jesus. As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão. Eis o significado de cada vela:

A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda a atitude de vigilância diante da abertura de conversão, penitência e espera do Senhor que virá.

A segunda vela convida à conversão, arrependimento dos pecados e também o compromisso de prepararmos. A cor verde da vela é a esperança da chegada do menino Jesus.

A terceira vela é à alegria e júbilo pela aproximação da chegada de Jesus.  A cor rosa indica a alegria pela proximidade da chegada do Senhor.

A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador. A vela a branca é alegira do Natal que está chegando.

Boa caminhada em preparação para o Natal

Rafael Lopez Villasenor, sx


Artigos relacionados

Artigos

Desafios da Igreja

O Sínodo da Família, convocado pelo papa Francisco, teve início em Roma a 4 de outubro, e será en...
Artigos

A família como vai?

Recentemente, um amigo missionário no Congo me mandou um e-mail sobre um estudo chamado “paz nas ...
Artigos

São Guido Maria Conforti, missionário do Mundo

Os dons que Deus faz a uma pessoa são para o bem de todos. A santidade de São Guido Conforti é al...
Artigos

Missionário xaveriano no Japão

Eu me chamo Michel Luciano Augustinho da Rocha. A minha família é constituída dos meus pais,...