Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Quatro palavras do missionário


Quando começamos os estudos da língua tailandesa, no primeiro dia de aula, a professora nos ensinou quatro palavras muito importantes que iriam nos acompanhar durante todo o período de aprendizagem desta língua, ou seja: fan didi (escutar bem), du didi (ver bem), kít didi (pensar bem) e finalmente pût dandan (falar alto).

Estas palavras me ajudam a partilhar um pouco do meu ministério missionário na Tailândia.

ฟังดีๆ Escutar bem

A primeira coisa que o missionário é chamado a fazer, entrando em uma nova terra, é colocar-se à escuta do povo que o acolhe. Este processo, difícil e delicado, é essencial para uma inserção verdadeira e adequada na vida deste povo.

Desde que chegamos à Tailândia estamos procurando escutar através de encontros e diálogos com religiosos e religiosas que aqui trabalham há vários anos. Mas, sobretudo, a relação quotidiana com amigos e amigas, leigos e leigas tailandeses nos ajuda a escutar e a acolher o vento impetuoso que o Espírito sopra nesta terra.

Se a atitude de escuta não é nada fácil, escutar em outra língua é uma dificuldade ainda maior. O idioma tailandês (que possui caráteres próprios, 44 consonantes, 32 vogais e cinco tons diferentes) se apresenta como um grande desafio, mas é fascinante devido à beleza que ele possui. Muitas vezes os obstáculos da língua e as dificuldades em escutar são superados através de um gesto de amizade, gentileza e cordialidade.

ดูดีๆ  Ver bem

O missionário é chamado a olhar ao seu redor para compreender melhor o “universo cultural” que o circunda. As nossas atividades pastorais, na paróquia e nas periferias – que se desenvolvem em colaboração com as irmãs Xaverianas e os padres do PIME – são para nós oportunidades de ampliar a nossa visão e alargar os nossos horizontes.

Um olhar atento nos leva a adotar gestos e atitudes, cheios de valores e significado, que caracterizam o povo com o qual vivemos. Por exemplo, aqui na Tailândia antes de entrar na casa de outra pessoa, ou na própria casa, é preciso tirar os chinelos ou os sapatos como sinal de respeito e cortesia. Também o modo de cumprimentar, unindo as mãos e fazendo uma reverência, exprime atenção e gentileza.

Olhando à nossa volta, nos deparamos também com problemas que são verdadeiras feridas na sociedade tailandesa, como por exemplo: a prostituição e o fenômeno da imigração. O olhar do missionário, porém, não se limita a um simples observar, mas procura imitar o olhar de Deus que “vê a situação do seu povo, escuta o seu grito de aflição e desce para libertá-lo”.

คิดดีๆ Pensar bem

Escutar com atenção o existente ao nosso redor, ver com deferência o contexto no qual estamos inseridos, nos ajuda a pensar em profundidade. Esta profundidade é fruto da ação do Espírito em nós que nos leva à cultura do encontro e nos impede de permanecer na superfície das coisas e dos eventos, capacitando-nos a vislumbrar – na realidade que está diante de nós – vestígios do divino; pagadas da presença de Deus.

A Tailândia é um país onde a maioria da população é budista. O número dos cristãos não chega ao 1%. Este contexto nos pede de empenhar-nos no âmbito do diálogo inter-religioso, conscientes de que as “sementes do Verbo” estão espalhadas em todo lugar e pedem plenitude. Este caminho nos leva a procurar aquilo que nos une que é muito mais do que aquilo que nos divide.

พูดดังๆ Falar alto

A motivação do escutar bem, ver bem e pensar bem do missionário é o desejo de gritar para o mundo inteiro – mais do que com palavras, com a própria vida – o amor de Deus para com a humanidade em Jesus Cristo, o qual nos doa o seu Espírito que nos impele a proclamar toda Beleza, Bondade e Verdade do Eavngelho.

Esta Boa-Notícia abre diante de nós horizontes intermináveis de fraternidade, caridade e comunhão.

Pe Thiago Rodrigues.


Artigos relacionados

Artigos

Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira de toda a América

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, cami...
Artigos

II Marcha das Mulheres Indígenas acompanham julgamento do ‘marco temporal’

Participantes da II Marcha das Mulheres Indígenas acompanham julgamento do ‘marco temporal’, na F...
Artigos

As mortes da pandemia podem ser muito mais!

Marca de meio milhão de mortos já teria sido atingida há meses no Brasil. Falta de clareza sobre ...
Artigos

Grito dos Excluídos 2015 chama a atenção para a violência

O Grito dos Excluídos/as, que se realiza anualmente no dia 7 de setembro em todo o Brasil, chega ...