Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

“Cultivar e guardar a criação" (Gn 2,15)


“Cultivar e guardar a criação” é a Palavra de Deus que ilumina o tema da C.F. 2017: Biomas brasileiros e defesa da vida. Palavra que nos convida a deter nossos olhares sobre a porção da ‘casa comum’ que é nosso país: a riqueza de seus biomas.

Cultivar e cuidar são dois verbos inspiradores, significativos, que geram uma espiritualidade que nos leva a uma postura transformadora de nossa relação com o universo.

“Como se pode comprar o céu, o calor da terra? Tal ideia nos é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água. Como podes então comprá-los de nós?” Essas palavras, escritas em 1855, pelo Cacique Seatlhe, do povo Duwamish, ao presidente dos Estados Unidos, são atuais e refletem a Tradição Sagrada da Terra Mãe, do Universo como o grande útero que abriga a humanidade e lhe garante a vida.

“Estamos diante de um momento critico da história da terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. A escolha é esta: ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e cuidar um dos outros ou arriscar a nossa destruição e a devastação da diversidade da vida.”, adverte-nos a Carta da Terra.

“A terra não será vendida perpetuamente, pois a terra me pertence, e vós sois para mim estrangeiros e hóspedes.” (Lv 25,23). “De Iahweh é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os seus habitantes...” (Sl 24,1). “...eu sou forasteiro junto a ti, um inquilino como todos os meus pais...” (Sl 39,13b). “...eu sou estrangeiro na terra...” (Sl 11,9a). “...Diante de ti, não passamos de estrangeiros e peregrinos como todos os nossos pais; nossos dias na terra passam como sombra e não há esperança. Iahweh, nosso Deus, tudo quanto ajuntamos para construção de uma Casa para teu santo nome provém de tua mão e tudo te pertence.” (1Cr 29,15-16). Esses são pensamentos que encontramos no Primeiro Testamento, os quais nos revelam a atitude do povo de Israel em relação à criação.

Nas palavras do Cacique Seatlhe, sentimos uma vibração profunda de amor, sintonia, intimidade, reciprocidade e gratidão com o universo e os biomas que o compõem.

A relação estabelecida com a casa comum é de filiação, familiaridade, irmandade, amizade, pois é nela que existe a vida: da natureza e de seu povo. As palavras do texto bíblico testemunham que Iahweh é  criador e proprietário do universo, que permite à humanidade ser hóspede, inquilina, estrangeira, podendo desfrutar das riquezas que a diversidade dos biomas oferecem.

Cultivar e Cuidar são dois verbos que encontramos nos relatos da criação: Gênesis 1 e 2. Embora os dois relatos apresentem verbos diferentes e aparentemente em oposição, eles evidenciam, ante nossos olhos, o papel do ser humano no universo. É importante perceber que um é o complemento do outro, um esclarece o outro. Gn 1,28 traz os verbos ‘kabash’ = pisar na terra, subjugar, ‘radah’ = dominar. Por sua vez, Gn 2,15 nos fala que o ser humano deve cultivar = ‘abad’ e guardar o solo = ‘shamar’. A vocação humana, ao ser imagem e semelhança de Deus, é de cuidar, cultivar o solo para vida se multiplicar e ser fecunda: “Iahweh Deus tomou a humanidade e a colocou no jardim das delícias para cultivá-lo e cuidá-lo”.

Nossa tradição teológica latinoamericana se enraíza na escuta do grito do oprimido, tornando-o sujeito da história e lugar a partir do qual é possível entender melhor Deus, como Deus na Vida; a missão de Jesus, como promotor da Vida em abundância; e as igrejas, como sacramento de libertação integral. Mas não grita somente o empobrecido, gritam as águas, as florestas, os animais, os biomas  enfim o ecossistema.

O encontro com o pobre nos permitiu uma experiência espiritual originária, numa prática libertadora. Da mesma forma, a escuta do grito da natureza, a mãe terra, o paradigma ecológico nos proporcionará uma nova experiência do Sagrado e de consequência “motivações importantes para cuidar da natureza e dos irmãos e irmãs mais frágeis” (L.S. n. 64).

Precisamos de um novo paradigma que estabeleça uma aliança de paz duradoura com a criação, que estabeleça o shalom.

Ele vem sob o paradigma ecológico.  Ele exige um novo olhar sobre a natureza: não existe ‘meio ambiente’, mas um ‘ambiente inteiro, uma grande comunidade de vida’, da qual nós somos membros uns dos outros. Exige superar a concepção de que a natureza e os biomas são inertes, um baú de recursos ilimitados. É necessária a convicção de que são realidade viva.

Cuidar e Cultivar, vislumbramos nesses  dois verbos o sonho de Deus: o Universo é Casa Comum para a Família Humana, para que todos os seres viventes, todas as formas de vida possam ter vida e vida em abundância (João 10,10).

Tea Frigerio.


Artigos relacionados

Artigos

NADA É COINCIDÊNCIA, TUDO É PROVIDÊNCIA

Nada acontece por acaso. Tudo tem propósito de Deus. Mesmo nos momentos sombrios de nossa existên...
Artigos

A vocação humana para a Caminhada

Em diversas regiões do Brasil, é tempo de peregrinações, romarias e caminhadas. No primeiro final...
Artigos

Os tapetes do Corpus Christi

Os tapetes do Corpus Christi são verdadeiras obras de arte são confeccionadas de serragem, borra ...
Artigos

Mensagem do 4º Congresso Missionário Nacional às comunidades eclesiais do Brasil

Os participantes do 4º Congresso Missionário Nacional aprovaram no final do evento, domingo, 10 d...