Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

Xaverianos: dez anos na Tailândia a serviço dos pobres e dos últimos


"Dez anos após nossa chegada à Tailândia os nós a desatar ainda são muitos e os desafios a serem enfrentados são múltiplos: em nossa pequena realidade, com a ajuda de Deus, temos certeza de que nossa presença, a partilha na simplicidade e a nossa proximidade fraterna, são as bases para construir um futuro melhor", afirma o Xaveriano padre Alex Brai. "Também aqui a caridade de Cristo nos impeliu a nos aproximar dos pobres, dos últimos, dos excluídos", frisa.

"Tudo começou em 2007 quando, durante o Capítulo Geral, foi decidido abrir uma nova presença missionária na Ásia. Em tempos de crise, marcados pela diminuição das vocações, pelo envelhecimento dos religiosos e pela situação difícil em algumas missões, foi um sinal de esperança para todo o Instituto, chamado a recomeçar e se reposicionar em um novo mundo e contexto eclesial. Daí, a escolha da Tailândia, onde os dois primeiros Xaverianos chegaram em janeiro de 2012."

Foi o que disse à Fides - agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos -, o missionário Xaveriano padre Alex Brai, falando sobre como os filhos espirituais de São Guido Maria Conforti deram seus primeiros passos no país do sudeste asiático.

Início repleto de esperança, confiança e cheio de dificuldades

"Como todo começo - conta padre Alex -, também o nosso estava repleto de esperança e confiança, mas ao mesmo tempo estava cheio de dificuldades: dedicamos os dois primeiros anos exclusivamente ao estudo do idioma, frequentando cursos em escolas específicas para estrangeiros e fazendo exercícios constantes para pronunciar sons completamente ausentes em nosso alfabeto."

“Outra realidade que tivemos que enfrentar - continua o religioso - foi o budismo: na Tailândia é um fenômeno cultural, antes de ser uma religião. Aqui, em cada lar, em cada espaço público, nas ruas, assim como nos muitos templos, abundam as referências explícitas ao budismo.” O missionário observa: "Este é um aspecto fascinante para nós, mas também um desafio para podermos entrar num mundo tão diferente, com visões e mentalidades incomuns, sem nos deixarmos levar por preconceitos culturais e religiosos".

Testemunhar Evangelho de Jesus entre os mais necessitados

É especialmente entre os mais necessitados e não cristãos que os missionários Xaverianos escolhem testemunhar o Evangelho de Jesus na Tailândia: "Fiéis ao carisma de nosso instituto - explica padre Brai - nos comprometemos a colaborar na obra de evangelização entre os vilarejos do norte, na fronteira com Mianmar. Começamos nossa presença com cerca de setenta famílias católicas".

"Além de administrar a vida desta pequena comunidade cristã - continua ele - fizemos contato com os vilarejos vizinhos onde não havia presença cristã. Através de nossa ajuda nas escolas, visitas aos doentes, algumas atividades para crianças, especialmente nos vilarejos mais pobres, estamos conhecendo a realidade e estamos nos dando a conhecer". A caridade de Cristo nos impeliu a nos aproximar dos pobres.

Fonte: Vatican News.


Artigos relacionados

Missiologia

O legado de São Guido: a missão xaveriana

São Guido, em 3 de dezembro de 1895 fundou o Seminário Emiliano para Missões Estrangeiras em Parm...
Missiologia

A nova missão xaveriana em Chade

Os missionários xaverianos da região Camarões-Chade abriram em 2019 uma presença missionária em B...
Missiologia

Os bispos do México propõem incluir ritos Maias nas missas

A Diocese de San Cristóbal, no sul do México, enviará ao Papa Francisco uma proposta para incluir...
Missiologia

As práticas de piedade religiosa (vídeo CT8)

A unidade entre a vida apostólica e a vida consagrada deve manifestar-se na vida quotidiana do di...