Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss


"Missão para libertar" é o tema da Campanha Missionária de 2014, que tem como lema “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18).

A reflexão do mês missionário retoma a Campanha da Fraternidade deste ano, quer continuar a reflexão da realidade do tráfico humano como parte da escravidão do nosso tempo.

O tema e o lema chamam a atenção para a escravidão do tráfico humano em suas diversas expressões: a exploração do trabalho; a exploração sexual; a extração de órgãos; e o tráfico de crianças e adolescentes para adoção. A temática é de grande desafio para a missão de hoje.

O tráfico humano consiste na ação de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, é uma das piores formas de violação dos direitos humanos. As vítimas são pessoas em vulnerabilidade, obrigadas a realizar trabalhos forçados sem remuneração, como prostituição, serviços braçais, domésticos... além do comércio de órgãos removidos.

Geralmente as vítimas chegam endividadas ao destino de "trabalho". Elas devem pagar valores elevadíssimos pela viagem, hospedagem, documentação, alimentação, roupas... A dívida toma grandes proporções de forma que nunca poderá ser paga. A maioria dos casos são homens e mulheres que buscam garantir a própria sobrevivência e que, por engano ou necessidade, acabam envolvidos em redes de tráfico.

Infelizmente, o Brasil está entre os dez países com mais vítimas do tráfico internacional de pessoas. Existe a exploração de seres humanos em vários locais do país e nas mais diversas atividades e tipos de vítimas, vai desde o atleta mirim de escolinha de futebol a modelo fotográfico e de crianças para adoção à garotas de programas em bordéis.

Olhando para essa realidade de escravidão e de morte à luz da Palavra de Deus, percebemos que a missão de Jesus é também nossa missão: libertar os pobres e os oprimidos (Lc 4, 15-30). Jesus é o aliado dos pobres e dos oprimidos, é o libertador. O programa de Jesus prevê não só a libertação dos oprimidos, marginalizados e excluídos, mas também a plena reintegração na sociedade, com a recuperação da vida em abundância.

Também o Papa Francisco nos convida para que a nossa missão seja sempre libertadora e encarnada nas limitações humanas como doação para fortalecer a vida: "De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar a vida aos demais... A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isto é, definitivamente, a missão" (EG 10).

Ainda este número do Informativo Família Xaveriana quer dar um destaque especial para a celebração dos 70 anos do SIM da fundadora das Missionárias de Maria Xaverianas, a Madre Celestina Bóttego, um SIM da missão libertadora em favor da vida e do Reino de Deus, que suscitou uma nova congregação missionária feminina, cheia de esperanças e de ousadias no compromisso da missão Ad-gentes.

Pe. Rafael Lopez Villasenor.


Artigos relacionados

Artigos

Francisco reza por uma primavera missionária (vídeo)

Na intenção de oração para o mês de outubro, o protagonista é o Mês Missionário Extraordinário. Em sua intenção, Francisco reza para que “o Espírit...
Artigos

O desmatamento cresce na Amazônia

A derrubada da Amazônia segue batendo novos recordes negativos mesmo durante o período chuvoso na região. Só em novembro, foram desmatados 590 km2,...
Artigos

Camarões, um país em construção

É com muita alegria que venho partilhado com vocês um pouco da minha experiência missionária aqui na África, nos países Camarões/Tchad. Experiência...
Artigos

A Quaresma 2021 e o Covid

Como podemos experimentar melhor a quaresma em tempos de pandemia? Ou como a Quaresma pode nos ajudar a superar a atual pandemia do coronavírus? ...