Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Um religioso não deve jamais renunciar à profecia


O Papa falando para os Superiores dos Religiosos pede para que despertem o mundo, porque a nota característica da Vida Consagrada é a profecia. Para Francisco a radicalidade evangélica não é própria apenas dos religiosos, mas de todos os Cristãos.

Entretanto, “os religiosos seguem o Senhor de uma maneira especial, de modo profético”. Ele insiste para que os consagrados “sejam profetas que testemunham como viveu Jesus nesta terra...” Enfim, “Um religioso não deve jamais renunciar à profecia”.

O profeta recebe de Deus a capacidade de perscrutar a história em que vive e interpretar os acontecimentos. É como uma sentinela que vigia durante a noite e sabe quando chega a aurora (cf. Is 21, 11-12). Ele conhece a Deus e conhece os homens e as mulheres com a problemática do tempo e contexto. É capaz de discernimento e também de denunciar o mal do pecado e as injustiças, porque é livre, não deve responder a outros senhores que não seja a Deus, não tem outros interesses além dos de Deus. O profeta está sempre da parte dos pobres e indefesos, porque sabe que o próprio Deus está da parte deles.

Ele anuncia o amor fiel e misericordioso de Deus para com seu povo, se este se converte e volta a conhecê-lo.

Para o profeta, o conhecimento de Deus não é uma atitude intelectual, mas uma adesão amorosa, através de uma prática que corresponda ao projeto de Deus, elaborado no deserto por ocasião do êxodo. Portanto, o profeta se inspira na ação libertadora de Deus.

Ser profeta no mundo de hoje não é fácil. Às vezes, como aconteceu com Elias e Jonas, vem à tentação de fugir da realidade, de subtrair-se ao dever da profecia, porque é demasiado exigente, desgastante e se desilude com os resultados. Mas o profeta tem a certeza que nunca está sozinho, Deus está junto. Também a nós, como fez a Jeremias, Deus assegura: “Não terás medo... pois Eu estou contigo para te livrar” (Jr 1, 8).

O missionário (a) é chamado a ser o profeta por excelência, a estar sempre do lado dos pobres, a não se acomodar, a estar em saída, anunciando a esperança ao povo. Estar em saída, que exige conversão constante para que aconteça uma ruptura profética com à cultura dominadora, com gestos concretos, com o dom da vida e com sinais que revelam a presença de Deus.

O missionário (a) como profeta se dirige em primeiro lugar, aos pobres, aos excluídos, “não são somente explorados, mas supérfluos e descartáveis” (DAp 65). Entre estes o povo de rua, os migrantes, os dependentes químicos, os presos, os indígenas, os afro-descendentes...

Pe. Rafael Lopez Villasenor.


Artigos relacionados

Artigos

Mensagem do 4º Congresso Missionário Nacional às comunidades eclesiais do Brasil

Os participantes do 4º Congresso Missionário Nacional aprovaram no final do evento, domingo, 10 d...
Artigos

Toda missão tem mão dupla

De início, convêm relembrar que toda missão tem mão dupla. Tocamos aqui em uma dimensão que, não ...
Artigos

A importância do Silêncio

Há dois silêncios que se completam: o silêncio exterior e o silêncio íntimo. O primeiro é a ausên...
Artigos

Origem da festividade do Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das festividades mais especiais e antigas da humanidade. A origem da comemor...