Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Missionário brasileiro no Japão


A paróquia onde sou pároco é composta por 70 cristãos em Izumisano – Osaka (Japão). É uma paróquia formada na maioria por japoneses que vieram de Nagasaki, o centro cristão do Japão, para trabalhar nas fábricas de toalhas e na produção de cebolas.

Por serem de Nagasaki, esses cristão tem uma fé muito profunda, e por isso, toda a família participa da paróquia. Na paróquia nós desenvolvemos os cursos bíblicos e também a catequese das crianças.

A paróquia faz parte de um chamado ¨bloco¨ junto com mais outras duas paróquias, também guiadas por outros dois Xaverianos. Nós fazemos muitas atividades juntos. Isso é muito bom. Depois o nosso bloco está inserido no Decanato, que tem mais outras 6 paróquias. Também ali nós Xaverianos damos a nossa contribuição nas atividades missionarias.

japao micheMoro a 150 metros da Casa Regional, e por isso, também dou uma mão na assistência aos nossos confrades anciãos quando tem que ir nos hospitais e fazer alguma coisa fora.

Já a segunda dimensão, que não é separada da primeira é a creche. A creche onde estou tem atualmente 235 crianças. Nós temos 20 professoras, e de segunda a sexta-feira eu estou completamente envolvido na condução da creche. Por ser cristã, o nosso trabalho além de ser aquele de dirigir com toda a burocracia e tarefas de uma creche normal, nós também damos a formação cristã seja às professoras como às crianças. Além disso, qualquer coisa que precise, como até problemas com eletricidade e água, somos nós que resolvemos. A creche não tem zeladora. Somos nós mesmo os responsáveis pela manutenção e limpeza da creche.

Com essas duas dimensões o meu tempo é cheio, mas faço mais um serviço também para a Diocese e a Conferência Episcopal Japonesa. Na Diocese, sou encarregado de acompanhar o grupos de brasileiros que são presentes nas paróquias da Diocese. Com isso, depois de celebrar a missa em japonês na minha paróquia, no período da tarde vou nas paroquias da Diocese e celebro missas em português para os brasileiros.

Além disso, fazemos também dois Retiros Espirituais no ano: um na Quaresma e outro no Avento. Este ano o retiro de quaresma foi para 40 brasileiros. A nível da Conferencia Episcopal Japonesa, eu faço traduções oficiais dos textos do japonês para o português.

Como dá para notar, depois do imenso esforço para aprender a língua japonesa, e também me inserir na cultura, acredito que estou realizando o sonho missionário do nosso Fundador, São Guido, pois estou muito feliz naquilo que estou fazendo.

Pe. Michel da Rocha, sx.

japao jaoa


Artigos relacionados

Artigos

Vamos abrirmos com as outras religiões: Francisco (vídeo)

Francisco, no vídeo de intenção de oração para o primeiro mês de 2021, faz um apelo à fraternidade humana, para rezar “uns pelos outros, abrindo-no...
Artigos

Dia Mundial dos Pobres em plena pandemia

O murmurinho de uma Sala Paulo VI com 1500 pessoas que almoçam com o Papa Francisco deve ecoar também hoje nos corações e em véspera de Dia Mundial...
Artigos

60 anos da "Pacem in terris" de João XXIII

No 60º aniversário da publicação da encíclica, propomos novamente as palavras que o Papa João XXIII pronunciou desde o dia da sua assinatura e em v...
Artigos

Imagens e palavras de Francisco no Sínodo (vídeo)

As imagens e palavras do Papa Francisco durante o Sínodo para a Amazônia realizado no Vaticano de 6 a 27 de outubro. Cidade do Vaticano Fran...