Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

ENCONTRO JMX - MÊS DE MAIO


Neste mês de Maio, oferecemos como proposta e subsídio a oração do terço missionário. A cada dezena rezamos por um continente e rezamos com a oração feita poesia. Após a leitura da intenção da dezena, sugerimos que se acenda uma vela na cor do continente. Pode-se preparar uma decoração no ambiente no qual será feito o terço missionário, com a imagem de Nossa Senhora, o globo, uma cruz e as velas coloridas. Sugerimos, a cada dezena, uma resposta que substitui a segunda parte da Ave Maria para acentuar a intenção missionária. Possa a Virgem mãe de Deus aumentar o amor pela missão. 

COMENTÁRIO:

O rosário missionário da à oração Mariana o sentido universal e dinâmico, que possuem todas as orações da Igreja. A nossa oração tem de ser universal, deve sair dos esquemas egoístas, para nos abrirmos as realidades desconcertantes do mundo em que vivemos. O rosário missionário é uma oração de horizontes abertos, que nos abre ao mundo com espírito verdadeiramente católico. É importante que cada um, na Igreja, se sinta missionário, isto é, corresponsável pelo anúncio do Evangelho, porque Jesus confiou o seu projeto de salvação em nossas mãos.

Leitor: Peregrinos com Maria Mãe, junto de Ti, na calma deste momento de oração, queremos caminhar pelo mundo, passar perto de todos. Contigo iremos fazer a nossa peregrinação. Partiremos em silêncio e a nossa oração nos levará ao nosso próximo que não conhecemos. Queremos ser peregrinos do amor. Entraremos contigo na África ardente, entre as verdes florestas, para visitar esta terra de mistério e de esperança. Tocaremos as margens longínquas da América, para compartilhar o dom da fé. Pararemos na Europa, rica de tradição cristã, mas que precisa redescobrir os valores de sua fé. Nos sentiremos hospedes nas ilhas da Oceania entre as águas azuis. Repousaremos na imensa Ásia, a tua terra, Maria. Então, juntos poderemos falar da Igreja, da sua extensão missionária e do carinho do Redentor. O nosso rosário, o humilde rosário da nossa rotina de todos os dias, será revestido de uma dignidade suprema, contemplando, nas suas cores, o mundo inteiro. Nele teremos presentes, na meditação dos mistérios da nossa redenção, todos os povos da Terra que desejam Cristo.

1° MISTÉRIO: Contemplemos a Ressureição de Jesus

Rezemos pela ÁFRICA
COMENTÁRIO: Enquanto rezamos estas dez Ave-Marias, pensemos no grande continente africano onde vivem muitíssimas pessoas que ainda não ouviram falar de Jesus Cristo. Os esforços e os sacrifícios dos missionários, sobretudo nos últimos dois séculos, deram, com certeza, muitos frutos: o Evangelho foi anunciado em muitas regiões da África, dando origem a muitas comunidades cristãs.Porém, não podemos ficar tranquilos com estes resultados. Há ainda muito para fazer na África: é preciso que a África nos interpele e o Evangelho nos comprometa com aquela terra cada vez mais atormentada pelas guerras, conflitos e miséria.

1 Pai Nosso – 10 Ave-Maria – Glória
Sugestão de Canto enquanto se acende a vela verde: Cenáculo de Amor.

Na segunda parte da oração se diz: Santa Maria, mãe de Deus e da comunhão, fortalece os povos africanos na busca por dignidade e plena participação.  

Leitor: Oração de um missionario africano:

Ó Jesus, Salvador do mundo, salva a África, salva a nossa África, liberta-a da divisão e da discórdia, liberta-a do egoísmo, do ódio, do rancor, liberta-a de todas as calamidades que tem o nome de guerra, fome e doença. Da a África, a nossa África, o teu Espírito de amor e de sabedoria, o teu Espírito de prudência e de força, o teu Espirito de conselho e de inteligência. Dá-nos, ó Senhor Jesus, o Espirito que nos tornará atentos aos outros, o Espirito que nos unira uns aos outros, o Espirito que agira em nós para fazer de nós santos. Ó Maria, mãe da África, Mãe da nossa África protege a nossa África, Socorre a nossa África, dá-nos a paz, a verdadeira paz. Dá-nos uma disponibilidade missionária, na comunhão com todas as Igrejas, Amém (A. Ndione - Senegal).

2° MISTERIO: Contemplemos a Ascenção de Jesus ao Céu

Rezemos pelas AMERICAS

COMENTÁRIO: Durante a recitação desta dezena, fixemos a nossa atenção na América, o continente de contrastes profundos: grande riqueza e extrema pobreza, tecnologia muito avançada e vida primitiva, superprodução e fome... É também o continente com mais cristãos. Nesta terra, aonde missionários chegaram há cinco séculos há ainda muitas pessoas que esperam ler o Evangelho nas vidas oferecidas gratuitamente por Jesus. Além disso, é importante continuar a obra de evangelização também onde o Evangelho já foi proclamado, para que o dom da fé possa cada vez mais descer ao coração dos nossos irmãos de uma maneira autentica e libertadora nas situações de escravidão.

1 Pai Nosso - 10 Ave-Maria - Glória
Sugestão de Canto enquanto se acende a vela vermelha: Mãe do céu Morena (Mãe do céu morena, Senhora da América Latina...)

Na segunda parte da oração se diz: Santa Maria, mãe de Deus e da libertação, fecunda o sangue dos mártires em nosso continente por mais equidade e comunhão.

Leitor: Oração de um missionário colombiano

Senhor Jesus, pedimos-te pelos nossos irmãos na fé, neste nosso continente americano, que vivem na pobreza, sem comida e sem casa. Eles, um dia, receberam com o Batismo o dom excelso da fé e tornaram-se filhos de Deus. Senhor Jesus, não obstante a pobreza material, faz que em todos, cada dia, esta fé seja mais viva, para que aqueles que creem e esperam em Ti, com o seu testemunho, se tornem, também eles, Evangelizadores dos seus irmãos. Assim, conforme o teu desejo,todos formaremos um só rebanho guiados por Ti, no reino da paz, da justiça e do amor. (S. Velasquez Colômbia)

3° MISTERIO: Contemplemos a Descida do Espirito Santo.

Rezemos pela EUROPA

COMENTÁRIO: Enquanto meditamos neste mistério, temos a nossa frente a nossa Europa. É um dos continentes mais “velhos” na fé em Jesus Cristo. Porem, não quer dizer que não precise de oração. Alias Deus esta cada vez mais ausente na Europa e há situações de pecado cada vez maiores: exploração dos países mais pobres por parte dos tecnologicamente mais avançados, escolhas que atentam contra a vida, marginalização dos pobres. Neste mistério queremos, sobretudo rezar para que as nossas comunidades europeias reencontrem a fé autêntica, acolham os imigrantes como irmãos, possam ser testemunhas verdadeiras de Cristo e o Espirito possa fazer crescer nelas ainda muitas vocações missionarias.

1 Pai Nosso - 10 Ave-Maria - Glória

Sugestão de Canto enquanto se acende a vela branca: Maria de Deus Senhora da Paz

Na segunda parte da oração se diz: Santa Maria, mãe de Deus e da compaixão, despertai na Europa o espírito de acolhida por quem lá migra na procura do pão.

Litor: Oração de um missionário

É velho este nosso mundo europeu, Senhor! Não é velho pelos anos, mas pelo bem-estar egoísta, pela aridez dos corações, pelas escravidões no prazer, pela recusa da vida, pela estupida autossuficiência que o leva a desprezar-Te. É velho este nosso mundo, Senhor! Onde a fé está diminuindo, a família desaparecendo, e nos não nos preocupamos o suficiente com isso. Mas tu, Senhor, podes renova-lo. Venha o Espirito Santo, sobre estes ossos áridos, sobre os corações áridos.Venha o Espirito Santo para infundir-nos a aversão dos nossos pecados.Venha o Espirito Santo para suscitar a santidade em todas as comunidades. Da a todos nós a humildade e a unidade. Queremos preparar a grande primavera da fé, a renovada juventude do nosso continente. Com a oração, a pureza, a partilha e o martírio. Então Deus voltará a ser familiar entre nós, nas casas, nas ruas, nas praças, nas conversas, nas escolas, nos parlamentos. Então a nossa Igreja será novamente missionaria: sal da terra e luz do mundo.

4° MISTERIO: Comtemplemos a assunção de Nossa Senhora ao Céu

Rezemos pela OCEANIA

COMENTÁRIO: Nesta dezena azul, o nosso pensamento corre até a Oceania. Mais de duas dezenas de milhares de ilhas plantadass no oceano Pacifico formam o menor e o mais recente dos continentes. Também aqui existem ainda pessoas, que não conhecem Cristo, porque nunca ouviram falar d’Ele. O trabalho missionário, nestes lugares, torna-se difícil também pelas condições das ilhas. Mas, se estamos convencidos que cada pessoa tem o direito de conhecer o Evangelho que liberta, nós, como Jesus, devemos ir até as últimas consequências, sem recuarmos, apesar das adversidades que encontramos.

1 Pai Nosso - 10 Ave-Maria - Glória
Sugestão de Canto enquanto se acende a vela azul: Mãe do novo homem

Na segunda parte da oração se diz: Santa Maria, mãe de Deus e da nova criação, sustenta a caminha de quem faz na Oceania uma casa de irmãos.

Leitor: Oração de um missionário

Senhor Jesus, há tanto azul neste continente, onde as ilhas nem se podem contar e parecem pedras preciosas neste infinito céu! Os povos antigos que as habitam saíram agora da solidão; nem sempre são amados e reconhecidos como irmãos por aqueles que vão ter com eles. Também o teu Evangelho chegou ate aqui e já floresce, e florescerá cada vez mais. Assim, também estas ilhas, em conjunto, vão brilhar de fé, como estrelas no firmamento da Igreja; e a noite do mundo se tornará menos obscura apressando-se para a última madrugada, que despontará no dia das núpcias do Cordeiro com a sua Esposa, adornada das riquezas de cada terra e cultura.

5° MISTERIO: Contemplemos a coração de Maria Rainha Anjos e dos Santos

Rezemos pela ÁSIA

COMENTÁRIO: A Ásia é o continente maior e o mais populoso. Sendo muito grande, muito diferentes são as religiões e as filosofias de vida que guiam este povo: Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Xintoísmo... Cada uma destas religiões quer ajudar as pessoas e encontrar-se com Deus. Elas apresentam valores muito lindos e universais: a grandeza e a beleza de Deus para o qual todos se devem se orientar e buscar sabedoria para enfrentar a vida; o valor da vida; o cuidado com a criação; a harmonia entre as pessoas. Pensando na Ásia, neste mistério rezemos para que Cristo possa ser conhecido como o encontro mais belo entre Deus e o homem. Encontro que expresse a grande bondade e o grande amor de Deus que vem visitar-nos.

1 Pai Nosso - 10 Ave-Maria - Glória
Sugestão de Canto enquanto se acende a vela amarela: Virgem do Silêncio

Na segunda parte da oração se diz: Santa Maria, mãe de Deus e da contemplação, que os povos asiáticos encontrm nos valores comuns a mesma terra; o mesmo chão.

Leitor: Oração de um missionário

Senhor Jesus, o continente que é Teu, onde Tu nasceste e morreste, e em que tocaste depois de ressuscitares, precisa de Ti, do Teu Pai. Há tanto sofrimento: no corpo, no coração, na mente. É o continente onde, no nosso século, os mártires são mais numerosos. É o continente onde Tu és menos conhecido; contudo é continente onde Tu misteriosamente és mais desejado. A Ásia é o continente da oração, do anseio místico, onde todas as grandes religiões nasceram, onde tu semeaste o Teu Evangelho e o Teu sangue. Senhor Jesus, o Sol nasce a oriente: está na hora de tu apareceres a muitos povos, para inaugurar as estações da plena revelação, do Pentecostes de fogo, da tua santa Igreja. Senhor Jesus, falta ainda muito à Tua Esposa, se lhe faltar a Ásia. Do grande continente elevam ao alto, transfigurando na nossa oração a sua sede de absoluto, a sua busca do rosto do Pai numa liturgia imensa de plenitude em espirito e verdade. Amém!

CONCLUSÃO:

O terço missionário pode-se se encerrar com a oração da Salve Rainha e a saudação de paz


Artigos relacionados

Juventude

Francisco: os jovens são futuros agentes de transformação

No prefácio da mais recente obra publicada pela Livraria Editora Vaticana, intitulada “Por um saber sobre a paz”, organizada por Gilfredo Marengo, ...
Juventude

JMJ 2023: que os jovens sejam protagonistas da evangelização

Dom Joaquim Mendes, coordenador geral da área pastoral da JMJ Lisboa 2023, afirma que a peregrinação da Cruz e do Ícone mariano nas dioceses será u...
Juventude

Missão de Páscoa

Nos dias 18 à 21 de abril, participamos de uma linda experiência missionária neste Tríduo Páscal. Nós do seminário Xaveriano, recebemos um convite ...
Juventude

Trintão da missão

A  Pastoral da Juventude no alto xingu celebra trinta anos de compromisso missionário.  “Jesus Libertador é o mestre que nos conduz e su...