Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Jesus de Nazaré, indignado com o patriarcado


A maioria das religiões nunca se deu bem com as mulheres – nem mesmo hoje – que são as eternas esquecidas e as grandes perdedoras, consideradas subalternas e muitas vezes transformadas em servas de líderes religiosos. Seus corpos e mentes são colonizados. Eles não são reconhecidos como sujeitos morais, religiosos e teológicos porque a masculinidade sagrada patriarcal prevalece nas religiões. 

A intelectual feminista Mary Daly tem razão quando em seu livro Além de Deus Pai afirma que "Se Deus é homem, o homem é Deus", e a feminista da terceira onda Kate Millet, que em seu livro Política Sexual, diz que "o patriarcado tem Deus do seu lado". Mas não porque o Deus cristão seja misógino, sexista e patriarcal, mas porque essa é a imagem oferecida pelo patriarcado religioso, em aliança com outros patriarcados.

Uma atitude escondida durante séculos

Muito diferente, no entanto, foi a atitude de Jesus de Nazaré, que mostrou sua indignação de maneira especial com a sociedade patriarcal e a religião de seu tempo. O cristianismo histórico manteve essa atitude oculta por muitos séculos, uma vez que as igrejas cristãs se configuraram patriarcalmente e precisavam legitimar essa configuração através de uma imagem igualmente patriarcal do próprio Jesus, sua mensagem e sua prática.

Nem a exegese e a teologia puderam descobrir esta indignação, uma vez que quase sempre operaram, até muito recentemente, com métodos histórico-críticos androcêntricos, que eram patriarcais na compreensão da realidade, na tradução e interpretação dos textos e nas imagens que ofereciam de Jesus na pregação, catequese, tratados teológicos e livros de piedade.

Hoje, graças à hermenêutica feminista e à teologia da suspeita e aos estudos da antropologia cultural e da sociologia do Novo Testamento, do cristianismo primitivo e do Jesus histórico, torna-se evidente a centralidade da indignação de Jesus contra o patriarcado religioso, político, social e jurídico do seu tempo.   

Jesus reconhece às mulheres a dignidade que o judaísmo ortodoxo lhes negou em todos os níveis. Põe em causa as leis penais que condenam as mulheres mais severamente do que os homens, como o apedrejamento por adultério e a calúnia de repúdio. Na cena evangélica da mulher adúltera há dois elementos a serem levados em conta na conduta de Jesus: a) Ele lança na cara dos acusadores seus dois pesos e duas medidas; (b) Perdoa a mulher, isentando-a da punição imposta por lei. 

Ele valoriza muito positivamente o gesto generoso da mulher que aparece na casa do fariseu Simão, onde Jesus estava comendo, e derrama sobre ele um frasco de perfume, que mostra proximidade, e até ternura, para com Jesus e reconhecimento simbólico de sua messianidade. Em outra ocasião, Jesus ousa afirmar, com grande escândalo para as autoridades religiosas, que prostitutas, pecadores e cobradores de impostos precederão no reino dos céus os fiéis que cumprem a lei.  Tal curso de ação entra em conflito com os guardiões da lei.  

Movimento igualitário

Põe em marcha um movimento igualitário de homens e mulheres, onde o sexo não é motivo de discriminação ou reconhecimento especial. O elemento comum dos homens e das mulheres no seio do grupo é o seguinte do Mestre, que exige: partilhar o seu estilo de vida pobre, aceitar o seu ensinamento e proclamar o Reino de Deus como boa nova de libertação para os indivíduos e grupos empobrecidos e marginalizados. Isto é evidenciado por um texto do Evangelho de Lucas que se refere às mulheres que acompanharam Jesus, algo que era incomum entre os rabinos judeus (Lc 8,1-3).

Jesus reconhece a dignidade e a cidadania das mulheres que lhes são negadas pela religião, pela sociedade e pelo Império Romano. A atitude integradora e inclusiva de Jesus necessariamente provocou conflitos, constituiu um desafio às estruturas patriarcais do judaísmo e seu discurso androcêntrico e implicou uma mudança revolucionária não apenas no campo religioso, mas também no terreno político e social.

As mulheres desempenharam um papel decisivo na expansão do movimento de Jesus para além das fronteiras de Israel. Isto parece ser indicado por dois relatos evangélicos pertencentes a duas tradições diferentes: a da mulher samaritana, difundida da Boa Nova de Jesus no meio de um povo heterodoxo aos olhos dos judeus (Jo 4), e a da Sirofenícia, uma mulher pagã que pede a Jesus a cura da sua filha, possuída por um espírito impuro (Mc 7,  24-30; Mt 15, 21-28) e consegue superar sua resistência inicial. 

Primeiras testemunhas do Ressuscitado

Todavia onde todos os padrões patriarcais da sociedade e da religião judaicas estão quebrados é nos relatos da Ressurreição.  As mulheres, cujo testemunho era inútil, aparecem como as primeiras testemunhas do Ressuscitado. Os Doze aparecem como testemunhas indiretas que acessam o conhecimento da ressurreição através das mulheres. A atitude daqueles em relação ao testemunho das mulheres é consistente com o comportamento adotado durante o processo de Jesus: se eles fugiram então, eles agora estão reticentes e desnorteados. Como judeus misóginos, eles não acreditam nas mulheres. 

Paulo de Tarso excluiu as mulheres da lista de aparições, substituindo-as pelos Doze apóstolos e Maria Madalena por Pedro (1 Cor 15,3-8). Mas isso não impediu o próprio Paulo de reconhecer a igualdade entre homens e mulheres (Gal 3,26-28) e de ter responsabilidades gerenciais nas comunidades paulinas. Concordo com Suzanne Tunc: "Elas são o elo indispensável na transmissão da mensagem evangélica, e até mesmo o elo essencial para a nossa fé em Cristo ressuscitado!" 

Vou ainda mais longe: sem o testemunho e a experiência da Ressurreição por parte das mulheres, talvez a Igreja cristã não tivesse nascido. Eles são encontrados nas origens e no desenvolvimento inicial do cristianismo. Por isso é inexplicável que, uma vez que as mulheres foram a origem da Igreja, elas logo sofreram tal marginalização que dura até hoje, sem sinais de mudança, pelo menos institucionalmente. Nas bases cristãs há mudanças importantes, que levaram à rebelião das mulheres e ao nascimento da teologia feminista.  

Juan José Tamayo, Fonte: Religión Digital


Artigos relacionados

Teologia

A Encarnação do Verbo

Introdução Nós festejamos o Natal como a entrada do Verbo de Deus na carne. Este fato trouxe mui...
Teologia

Fraternidade e Políticas Públicas

CF 2019 - Tema: Fraternidade e Políticas Públicas. Lema: “Serás libertado pelo direito e pel...
Teologia

De Aparecida (2007) a Guadalupe (2021)

De 21 a 28 de novembro, a Igreja católica latino-americana e caribenha viverá uma experiência iné...
Teologia

A Trindade Santa nos liga no amor

De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pe...