Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Francisco: “não deixemos roubar a esperança!” diante da pandemia


"Por favor, não deixemos roubar a esperança!" é o apelo do Papa Francisco aos participantes de um Seminário virtual organizado pelo Vaticano em parceria com o Celam. O Pontífice analisa as mazelas da América Latina e não deixa de citar a corrupção, inclusive dentro da Igreja, “uma verdadeira lepra que adoece e mata o Evangelho”.

 “América Latina: Igreja, Papa Francisco e os cenários da pandemia”: é o título de um Seminário virtual realizado esta quinta-feira, promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais e pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Os participantes puderam enriquecer suas reflexões com a contribuição oferecida pelo próprio Papa Francisco, que enviou uma videomensagem analisando os desafios da pandemia no contexto latino-americano.

Problemas agravados

O Pontífice reiterou alguns conceitos, como por exemplo, de que a emergência não só evidenciou os problemas e as injustiças socioeconômicas já existentes, mas os agravou. 

E isso aparece evidente quando se constata que nem todos dispõem dos recursos necessários para adotar as medidas elementares de proteção contra a Covid-19: um teto para respeitar o distanciamento social, água e produtos sanitários para se higienizar e desinfetar os ambientes, um trabalho seguro. “A pandemia tornou ainda mais visíveis as nossas vulnerabilidades preexistentes”, constatou o Pontífice.

Entre essas vulnerabilidades, o Pontífice citou a degradação do meio ambiente e os incêndios que destruíram vastas regiões, como o Pantanal e a Amazônia.

Responsabilidade, transparência e honestidade

Diante dos efeitos devastadores da pandemia, Francisco pediu propostas criativas para aliviar o peso da crise, sobretudo sobre os mais vulneráveis. Não se trata de esmola, afirma o Papa, mas de uma nova hermenêutica para abordar o problema, partindo das periferias humanas para encontrar caminhos viáveis.

No Reino de Deus, a organização social se baseia em contribuir, compartilhar e distribuir, e não em possuir, excluir e acumular. A saída parte de uma depuração do pensamento, afirmou o Papa, acrescentando que todos somos chamados a trabalhar, individual e coletivamente, com responsabilidade, transparência e honestidade.

“A pandemia nos mostrou o melhor e o pior dos nossos povos e o melhor e o pior de cada pessoa”, disse ainda Francisco. Agora, mais do que nunca, é necessário retomar a consciência da nossa pertença comum. O vírus nos lembra que o melhor modo de cuidar de nós é cuidar de quem está ao nosso lado.

Não deixemos roubar a esperança

Além da pandemia, a América Latina combate outros males sociais, como a falta de trabalho, terra e trabalho – “os três famosos T (techotierratrabajo)” –, aos quais se acrescentam a corrupção.

“Diante deste tenebroso panorama, os povos latino-americanos nos ensinam que são povos com alma que souberam enfrentar com coragem as crises e souberam gerar vozes que, clamando no deserto, abriram caminhos para o Senhor (cfr. Mc 1, 3). Por favor, não deixemos roubar a esperança! O caminho da solidariedade como justiça é a melhor expressão de amor e de proximidade. Destas crises podemos sair melhores, como testemunharam tantos nossos irmãos e irmãs no dom cotidiano de sua vida e nas iniciativas que o Povo de Deus gerou”.

 A este ponto do discurso, o Pontífice se dirigiu diretamente à classe governamental, à qual “me permito convidar, mais uma vez, a reabilitar a política”. Isso significa não utilizar mecanismos que façam desta grave crise um instrumento de caráter eleitoral e social. “A profundidade da crise requer proporcionalmente uma grandeza da classe política-dirigente, capaz de elevar o olhar e guiar e orientar as legítimas diferenças na busca de soluções aplicáveis para os nossos povos”.

A corrupção é uma lepra

Como profundo conhecer da realidade local, Francisco constatou com pesar uma “grandíssima capacidade” dos latino-americanos em descreditar o outro, cujo resultado vai em detrimento da comunidade. Chegou a hora que o bem comum seja colocado a serviço do povo e não dos próprios interesses, alertou o Papa, falando também dos riscos da corrupção inclusive dentro da Igreja, “uma verdadeira lepra que adoece e mata o Evangelho”.

Perante estes desafios, a oração do Papa se voltou para Nossa Senhora de Guadalupe, para que a “nossa terra latino-americana não se ‘desmadre’, ou seja, não perca a memória de sua mãe. “A unidade é superior ao conflito”, concluiu Francisco, fazendo votos de que o manto da Virgem “nos proteja como um único povo”.

Bianca Fraccalvieri – Vatican News


Artigos relacionados

Artigos

EMANUEL LUZ PARA A HUMANIDADE FERIDA

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz (Is 9,1). Na Mensagem Urbi et Orbi, Papa Fran...
Artigos

Páscoa do Pe. Aleixo

Em 27 de fevereiro de 2021, às 18:40 veio falecer o Pe. Aleixo Vera Armas, no Hospital de São Jos...
Artigos

Muita festa no dia dos mortos no México

Para a cultura mexicana os mortos não morreram totalmente, mas continuam vivos nas tradições popu...
Artigos

Origem da festa de Natal

No dia 25 de dezembro os cristãos comemoram o natal, que segundo a tradição é a data de nasciment...