pre-sinodo-jovens.4.jpg

Experiencia Pré-Sinodo da juventude

  • Evanderson Luiz de Abreu
  • Artigos
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Já faz um mês de um encontro que tive com o mundo, com a Igreja e com a sociedade. Resolvi escrever depois de um mês, pois a euforia e a emoção de poder ter participado de um encontro com tanta profundidade é de sempre recordar e manter na memoria.

Posso dizer que me senti como os discípulos no dia do Pentecostes, em que muitos vindos de todos os arredores de Jerusalém, se encontraram e impulsionados pelo Espirito Santo começam a falar em línguas e saíram para anunciar e testemunhar a boa nova aos 4 cantos da terra.

Eramos mais de 300 jovens de todo o mundo, de todas as áreas da sociedade, de quase todas as religiões, e se falava uma só língua aquela do AMOR. No domingo, logo após a Missa de Encerramento na Praça São Pedro comentávamos entre os que ali estávamos, “foi só uma semana e parece que já nos conhecemos faz tempo”.

Compartilhei e pude escutar tantas experiencias de vida de tantos jovens que ali estavam a participar, é interessante aquilo que o Papa Francisco nos falou no primeiro dia “não existe juventude, existe o jovem, existem vidas, experiencias”, e isto è uma verdade comprovada cada um de nós que estávamos ali trouxe algo para compartilhar e algo aprender e foi assim toda esta semana de reunião pré-sinodal.

Muitos dos queridos amigos e amigas que souberam que estive neste evento eclesial de profunda comunhão me pediram o que senti nesta semana no meio de tantos jovens, de tantas culturas, de tanta riqueza, eu simplesmente respondi que me senti mais entusiasmado, de ser jovem, de viver a radicalidade da minha juventude e de não ter medo de escutar, falar e sonhar.

Outros me perguntaram como fiz para poder participar desta reunião pré-sinodal?

pre sinodo jovens papaEu costumo dizer que o Senhor anda me surpreendendo muito ultimamente, com certeza era nos projetos dEle a minha participação neste encontro. Quando recebi o convite em participar, através do Dicastério da Vida Religiosa e Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, parei, rezei e comecei a me lembrar de algumas palavras que o Papa Francisco na sua primeira viagem apostólica no Brasil disse aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2013,  “Queridos Jovens Ide Sem Medo para Servir”, “Bote Fé, Bote Esperança e Bote Amor”, estas duas frases do Santo Padre se tornaram pra mim um projeto de vida na minha vocação a qual Ele me chamou e assim respondi o meu sim para participar.

Outros ainda me perguntaram que mensagem deixaria aos jovens que não estiveram presente fisicamente, mas em comunhão através da oração. Eu posso dizer como o Santo Padre que nos interpelou profundamente não tenham medo de ser Igreja em saída, não tenham medo de testemunhar a beleza da Juventude, não tenham medo de testemunhar a Alegria do Evangelho. Outros amigos ainda me perguntaram, e que mensagem deixaria a todos os jovens? 

Não tenham medo de Sonhar, nós somos os protagonistas do seculo XXI.

O presente e o futuro da Igreja, da Sociedade, da Família, do Mundo esta nas nossas mãos. Coragem! Vamos sem medo de servir, colocando Fé, Esperança e Amor onde mais precisa!

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018