Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


É celebrado em 30 de setembro, entre os cristãos católicos. A comemoração surge em homenagem a São Jerônimo, quem foi o tradutor da Bíblia para o latim, foi ele que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". São Jerônimo dedicou sua vida ao estudo bíblico, faleceu em 30 de setembro de 420, na Palestina.

A palavra Bíblia vem do grego βίβλια, plural de βίβλιον, bíblion, "rolo" ou "livro" é o texto religioso central do judaísmo e do cristianismo. A Bíblia se divide em Antigo e Novo Testamento, ou seja, antes de Cristo e Depois de Cristo. Foi escrita na língua falada pelo povo Hebreu, a saber: Hebraico e Aramaico e mais tarde com a influência de outros povos, usou-se também o Grego, que era a língua culta da época. A Palavra de Deus é maior do que existe na Bíblia (Cf. Jo 21,25). Todos os livros do Novo Testamento foram escritos em grego.

pergaA Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".

A Biblia não foi feita de um dia para outro, passou por um processo; primeiro o povo viveu a Bíblia, logo foi contada por várias gerações e finalmente escrita e nos últimos anos traduzida para quase todas as línguas da humanidade. A Bíblia é um livro muito antigo. Ela é o resultado de longa experiência religiosa do povo de Deus. É o registro de várias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos. Foi escrita ao longo de um período por homens e mulheres inspirados por Deus. A Bíblia foi escrita durante muito tempo, aproximadamente 1300 anos, entre o ano 1250 a C e o ano 100 d C. Seu início ocorreu com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias que uns contavam a outros.

A Bíblia é a história de um povo que caminha com seu Deus e é a história de Deus que caminha junto com seu povo.Deus sempre é fiel ao povo, mas o povo muitas vezes é infiel a Deus. Assim nós hoje podemos fazer uma re-leitura dos acontecimentos do povo escolhido de acordo com nossa realidade e necessidades concretas.

A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do inglês Estévão Langton, arcebispo de Cantuária, realizada no ano de 1214. Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. Uma curiosidade: a Bíblia tem 1.328 capítulos e 40.030 versículos.

biblias

Rafael Lopez Villasenor, sx


Artigos relacionados

Teologia

O Espírito Santo abre para o infinito

Na festa de Pentecostes, esbarramos no maior mistério de toda a história humana e possível. A nos...
Teologia

O Mistério Trinitário na Igreja

“Não podemos abarcar o oceano, mas podemos entrar nele. Não podemos abarcar o mistério da Trindad...
Teologia

CHAVE PARA ANÁLISE DE TEXTOS BÍBLICOS

Material do encontro da Teologia para leigos em 05 de abril de 2014 O texto bíblico deve ser lid...
Teologia

Festa da Epifania do Senhor

A festa da Epifania do Senhor é a grande convocação que Deus faz, a fim de que todas as nações e ...