Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


Eis uma pesquisa sobre o tema de Pentecostes na Bíblia.

1.  Torre de Babel: “E confundiu as suas línguas” – Gn 11,1-11

2.  Os 7 dons do Espírito Santo – Is 11,1-9

3.  O Espírito faz os ossos ressequidos tomarem vida.. Ez 37, 1-14

4.  “Sobre meus servos e servas derramarei o meu Espírito”: Joel 3, 1-5 citado por Pedro  em At 2,17-36

5.  “... e falarão novas línguas...” – Mc 16, 14-20

6.  a) “Todos ficaram repletos do Espírito  Santo e começaram a falar em  outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”. At 2, 1-13;

b)  “Pois ouviam-nos falar em línguas e glorificar a Deus” At 10,44-48. At 10,1-11,18  (leia o capítulo 10 todo e parte do 11)

c)   “e, quando Pedro lhes impôs as mãos, o Espírito Santo veio sobre  eles, e eles puseram-se a falar em línguas e a profetizar”. At 19,1-7. Não há diferença entre: falarão novas línguas em Mc 16,17 e Falar outras línguas em At 2, 4; 10,46; 19,6    At 2, 4 é a realização de Mc 16,17

Obs: At 10,46 e 19,6 deve ser entendido com o mesmo sentido de At 2, 4 – explicado em At 2, 11b : “E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar AS MARAVILHAS DE DEUS”.  Quais são as maravilhas de Deus?

  • ** Então quem  vive segundo o Espírito (como Jesus, o homem novo)  está “falando as outras línguas” e  deixou de viver segundo os instintos egoístas (segundo a carne)  (como Adão – o homem velho)  Rom 8, 1-17
  • ** Então quem vive segundo o Espírito prática  as obras do Espírito (novas línguas ou outras línguas)?  E quem   vive segundo os instintos egoístas pratica as obras dos instintos egoístas (antigas línguas)? Gl 5, 13-26

7.  O dom de falar em línguas e de as interpretar 1Cor 12-14 (leia os 3 capítulos em sequencia. Este é  o único texto no Novo Testamento que fala disso). Tem referência disso no Antigo Testamento:   (Nm 11,25-29; 1Sm 10,5-6.10-13; 19,20-24; 1Rs 22,10)

8.  Não confundir ou igualar: “falarão novas línguas” (Mc 16, 17) ou  “falar outras línguas”  (At 2, 4; 10,46; 19,6)  com  “o dom de falar em línguas e de as interpretar (1Cor 12,10)

9. O que era PENTECOSTES dos Judeus (no AT) Sobre o sentido da Festa da Páscoa dos Judeus e dos Pães sem fermento no Antigo Testamento leia a nota do roda pé em Ex 12,1-28 Sobre a Festa das Semanas, também chamada Pentecostes, e a festa das Tendas leia a nota do roda pé em Ex 23,14-19 A festa da messe, também chamada festa das Semanas (Ex 34,22), celebrada durante sete semanas ou cinquenta dias, marcava o fim da colheita do trigo, quando se celebrava a festa da Colheita.

10. O que é  PENTECOSTES dos cristãos narrado em At 2,1-13?

11. Qual é a diferença entre o Antigo Testamento e   o Novo Testamento?

12. O que há de novo no Novo Testamento?

O que é o Evangelho

Is 61,1 – O Espírito do Senhor Javé está sobre mim, porque Javé me ungiu. Ele me enviou para dar a BOA NOVA aos pobres, para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos e pôr em liberdade os prisioneiros, para promulgar o ano da graça de javé, o dia da vingança do nosso Deus, e para consolar todos os aflitos, os aflitos de Sião, para transformar sua cinza em coroa, seu luto em perfume de festa, seu abatimento em roupa de gala. Mc 1,1 -  Começo da BOA NOVA (EVANGELHO) (70 vezes no N.T.)   de Jesus, o Messias, o Filho de Deus.

Após expulsar o espírito mau Mc 1, 27 – Todos ficaram espantados e perguntavam uns aos outros: “o que é isso? Um ENSINAMENTO NOVO, dado com autoridade... Ele manda até nos espíritos maus e eles obedecem!”

At 17,19-21 – Tomando Paulo consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Podemos saber qual é NOVA DOUTRINA  que você está expondo? De fato as coisas que você diz soam estranhas para nós; queremos, portanto, saber do que se trata.”  Com efeito, todos os atenienses e os estrangeiros residentes passavam o tempo a contar ou a ouvir as ÚLTIMAS NOVIDADES.

Após a discussão sobre o jejum...

Mt 9,16 – Ninguém põe REMENDO NOVO em roupa velha, porque o remendo repuxa o pano, e o rasgo fica maior ainda.

Mt 9,17 – Também não se põe VINHO NOVO em barris velhos, senão os barris se arrebentam, o vinho se derrama e os barris se perdem. Mas o VINHO NOVO se põe em BARRIS NOVOS e assim os dois se conservam.  Cf.  Mc 2,21-22; Lc 5,36-38

Lc 5, 39 – E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja VINHO NOVO, porque diz: o velho é melhor.”

Após as parábolas do Reino....

Mt 13,51 – “Vocês compreenderam tudo isso?” Eles responderam: “Sim.”

Mt 13,52 – Então Jesus acrescentou: “E assim, todo doutor da Lei que se torna discípulo do Reino do Céu é como pai da família que tira do seu baú COISAS NOVAS e velhas.”

Na instituição da Eucaristia

Mt 26,27-29 – Em seguida, tomou um cálice, agradeceu, e deu a eles dizendo: “Bebam dele todos, pois isto é o meu sangur, o sangue da (NOVA) ALIANÇA,  que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados.  Eu lhes digo: de hoje em diante não beberei desse fruto da videira, até o dia em que, com vocês, beberei o VINHO NOVO no reino do meu Pai.”  Cf. Mc 14,24-25;

Lc 22,20 – Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice é a NOVA ALIANÇA do meu sangue, que é derramado por vocês. Cf. 1Cor 11,25

2Cor 3,6 – Foi Ele que nos tornou capazes de sermos ministros de uma ALIANÇA NOVA, não aliança da letra mas do Espírito; pois a letra mata e o Espírito é o que dá a vida.

Jr 31,31-32 – Eis que chegarão dias – oráculo de Jave – em que eu farei uma ALIANÇA NOVA com Israel e com Judá:   não será como a aliança que fiz com seus antepassados, quando os peguei pela mão para tira-los da terra do Egito; aliança que eles quebraram, embora fosse eu o Senhor deles – oráculo de Javé.

Hb 8,8-13– Mas Deus, queixando-se contra o seu povo, diz: “Eis que virão dias, fala o Senhor, nos quais concluirei uma ALIANÇA NOVA com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não será....

Hb 9,15 – Desse modo, ele é mediador de uma NOVA ALIANÇA. Morrendo, nos livrou das faltas cometidas durante a primeira aliança, para que os chamados recebam a herança definitiva que foi prometida.

Hb 9,24 – Vocês se aproximaram de Deus, que é juiz do todos. Vocês se aproximaram dos espíritos justos que chegaram para a meta final, e de Jesus, o mediador de uma NOVA ALIANÇA. Vocês se aproximaram do sangue da aspersão, que fala muito mais alto que o sangue de Abel.

Hb 10, 20 – Ele inaugurou para nós esse CAMINHO NOVO e VIVO, através da cortina, isto é, da sua própria carne.

No discurso de Jesus após o lava-pés

Jo 13,34-35 – “..Eu dou a vocês um MANDAMENTO NOVO: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos.”

1Jo 2,7 – Caríssimos, não lhes comunico um MANDAMENTO NOVO, mas um mandamento antigo, este mesmo que vocês receberam desde o princípio. O mandamento antigo é a palavra que vocês ouviram.  8. – E, no entanto, o mandamento que lhes comunico é NOVO – pois ele é verdadeiro em Jesus e em vocês – porque as trevas já estão se afastando, e a verdadeira luz já está brilhando.

2Jo 5 – E agora eu lhes peço senhora, não como se estivesse escrevendo para você um NOVO MANDAMENTO mas o mesmo que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros.

Ao enterrar o corpo de Jesus

Mt 27, 59-60 – José, tomando o corpo, o envolveu num lençol limpo, e o colocou num TÚMULO NOVO, que ele mesmo havia mandado escavar na rocha...

Jo 19, 41 – No lugar onde Jesus fora crucificado havia um jardim, onde estava um túmulo, em que ninguém ainda tinha sido sepultado (TÚMULO NOVO).

No envio para missão

Mc 16,17 – “... Os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: xpulsarão demônios em meu nome, falarão NOVAS LÍNGUAS; se pegarem cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.”  Cf. At 2, 4 “E começaram a falar em OUTRAS LÍNGUAS  conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

Rom 6,4 – Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa VIDA NOVA.

  • Ez 11, 19 – Darei a eles um coração íntegro, e colocarei no íntimo deles um ESPÍRITO NOVO. Tirarei do peito deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
  • Ez 18,31 – Libertem-se de todas as injustiças cometidas e formem um CORAÇÃO NOVO e UM ESPÍRITO NOVO.  Por que vocês haveriam de morrer, Casa de Israel?
  • Ez 36,26 – Darei para vocês um CORAÇÃO NOVO, e colocarei um ESPÍRITO NOVO  dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Rom 7,6 – Mas agora, morrendo para aquilo que nos aprisionava, fomos libertos da lei, a fim de  servirmos sob o REGIME NOVO DO ESPÍRITO  e não mais sobre o velho regime da letra.

1Cor 5, 6-8 – O motivo do orgulho que vocês têm não é coisa digna! Vocês não sabem que um pouco de fermento leveda a massa toda? Purifiquem-se do velho fermento, para serem MASSA NOVA, já que vocês são sem fermento. De fato, Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Portanto, celebremos a festa, não com o velho fermento, nem com fermento de malicia e perversidade, mas com pães sem fermento, isto é, na sinceridade e na verdade.

2Cor 5,17 – Se alguém está em Cristo, é NOVA CRIATURA. As coisas antigas passaram; e eis que uma REALIDADE NOVA apareceu.

Gl 6,15 – O que importa não é a circuncisão ou a não-circuncisão e sim a NOVA CRIAÇÃO.

Ef 2,14-15 – Cristo é a nossa paz. De dois povos Ele fez um só. Na sua carne derrubou o muro da separação: o ódio. Aboliu a lei dos mandamentos e dos preceitos. Ele quis, a partir do judeu e do pagão, criar em si mesmo UM HOMEM NOVO, estabelecendo a paz.

Ef 4,23-24 -  É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do HOMEM NOVO,criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade.

Col 3,9-11 – Não mintam uns para os outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, e se revestiram do HOMEM NOVO, que através do conhecimento, vai SE RENOVANDO à imagem do seu Criador. E ai já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos.

2Pd 3,13 – O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são NOVOS CÉUS e NOVA TERRA, onde habitará a justiça.

Ap 2,17 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. Ao vencedor darei um prêmio: o maná escondido. Darei também uma pedrinha branca a cada um. Nela está escrito UM NOME NOVO,  que ninguém conhece; so quem recebeu.

  • Is 62,2 – As nações verão sua justiça e todos os reis verão a sua glória.  Você então será chamada com UM NOME NOVO  que a boca de Jave indicou.....

Ap 3,12 – Ao vencedor, farei dele uma coluna no templo do meu Deus; e ai ficará firme para sempre. Gravarei nele o nome do meu Deus, gravarei o nome da cidade do meu Deus: A NOVA JERUSALÉM, que desce do céu de junto de meu Deus. Gravarei no vencedor o MEU NOVO NOME.

Ap 5,9 – E entoaram UM CÂNTICO NOVO “Tu es digno de receber o livro e abrir o seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue abriste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Ap 14,3 – Estavam diante do trono, dos quatro seres vivos e dos anciãos e cantavam UM CÂNTICO NOVO. Era um cântico que ninguém podia aprender; só os que foram resgatados da terra.

Ap 14, 6 -  Depois disso, vi outro Anjo que voava no meio de céu, com um EVANGELHO (BOA NOVA) ETERNO, para anunciá-lo aos habitantes da terra.

Is 65,17 – Vejam! Eu vou criar UM NOVO CÉU e UMA NOVA TERRA. As coisas antigas nunca mais serão lembradas, nunca mais voltarão ao pensamento.

Is 66,22 – Da mesma forma como durarão para sempre diante de mim os NOVOS CÉUS E A NOVA TERRA, que criarei, - Oráculo de Jave – assim também durarão o povo e o nome de vocês.

2Pd 3, 13 – O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são NOVOS CÉUS E NOVA TERRA, onde habitará a justiça.

Ap 21, 1-2 – Vi então, UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA, o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe. Vi também descer do céu, de junto de Deus a cidade santa UMA JERUSALÉM NOVA pronta como esposa que se enfeitou para o seu marido.

Ap 21, 5 – Aquele que está sentado no trono declarou: EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS.


Xavier Cutajar.


Artigos relacionados

Artigos

Às portas do 14º Intereclesial das CEBs

Às portas do 14º Intereclesial, grande encontro das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil (CEB’...
Artigos

FRANCISCO DE ASSIS: UM CÂNTICO DE AMOR E CORAGEM 

“Canta Francisco, com a voz dos pobres, tudo que atrevestes a mudar. Canta novo sonho, sonho de e...
Artigos

Ética, saúde... e smartphones

Olhar o interlocutor nos olhos se tornou opcional, e os sentimentos parecem anestesiados, adormec...
Artigos

DEUS NASCE DE MADRUGADA: Simbologia, mitos e fantasia na festa cristã do Natal

1. O EVENTO CENTRAL Deus nascido entre fraldas, na vila de Belém, numa noite de inverno. Eis o m...