Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo


Ao longo do século XII, desabrochou poderosamente a devoção ao Santíssimo Sacramento. Um grande desejo de contemplação apoderou-se das almas mais devotas, e em Paris, no ano 1200, iniciou-se a  elevação da hóstia, após a Consagração.

Em meio a essa sagrada efervescência, uma religiosa Juliana de Liège, beneficiada por múltiplas visões concernentes à Eucaristia, foi persuadida por seus conselheiros espirituais e impetrar ao bispo de Liège a introdução de uma festa especial em honra ao Santíssimo Sacramento. O bispo Roberto de Liège, anuindo às persistentes deprecações de Juliana, em 1246, introduziu a festa em sua diocese.

No ano 1264, o Papa  Urbano IV instou São Tomas de Aquino e São Boaventura a que compusessem uma seqüência especial para a Missa da festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A  fim de estimulá-los, o Papa garantiu-lhes que ele mesmo optaria pela seqüência melhor. No dia aprazado, o Papa Urbano IV, reclinado em seu trono, convidou Santo Tomas de Aquino a iniciar a leitura de seu trabalho. Enquanto Santo Tomás, inflamado de zelo eucarístico  proclamava com entusiasmo crescente, fé profunda e amor acendrado a seqüência, São Boaventura, postado ao lado, e, mantendo entre os dedos a folha de sua redação, começou  a desfazê-la em pedacinhos.

Quando Santo Tomás finalizou, São Boaventura conservava tão somente pedacinhos de papel na mão. Fora uma atitude de orgulho? Não! Pelo contrario! Tratava-se da verdadeira humildade de um santo! São Boaventura, assuntando o trabalho de Sto. Tomás, concluíra que a um ser humano, inteligente e livre, seria impossível produzir um hino eucarístico teológico mais profundo e mais sublime do que aquele, por isso, nem sequer julgou que sua composição ainda merece ser ouvida. Até nossos dias, a seqüência elaborada por Sto. Tomás de Aquino, continua facultativa na Missa da Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

 O Papa Urbano IV, em 1264, através da Bula “Transiturus” homologou e estendeu a Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo à Igreja universal. A  Missa fora composto por Sto. Tomás de Aquino. Infelizmente, o Papa Urbano IV  veio a falecer naquele mesmo ano, e, destarte, o Papa  Clemente V (1311-1312) novamente instituiu na introdução da festa, que realmente se concretizou no pontificado posterior do Papa João XXII.

 Houve quem se manifestasse contra a introdução da Festa de Cristo, alegando a Festa da Instituição da Eucaristia já existente, na Quinta-feira Santa. A Igreja, no entanto considera a celebração na Ceia do Senhor o início do solene Tríduo Pascal, e, por conseguinte, consoante com uma lógica natural, não haveria espaço suficiente para grandes demonstrações de júbilo que a Eucaristia tanto merece. Uma celebração mais solene e pública era realmente aconselhável e, por ser, dúvida, sumamente almejada pelo  próprio Cristo.

 Na liturgia da Missa da Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Santo. Tomás de Aquino compendiou toda a teologia eucarística, a saber, o memorial da Paixão de Cristo que foi verdadeiro sacrifício; o  sacramento da unidade nossa com Cristo e dos homens entre si, e o gozo eterno da divindade já antegostada e prelibada na terra pela comunhão do Corpo e Sangue de Cristo.

Na bula “Transiturus” do papa Urbano IV, não consta qualquer referência  e uma procissão. Essa é atestada, pela primeira vez, em Colônia-Alemanha, entre os anos 1274-1279. ainda no século XIV, a procissão encontrou calorosa acolhida e decoração pomposa, na maioria dos países. Levava-se o Santíssimo em precioso ostensório recoberto por um véu. Os elementos das procissões campestres e rogacionais contribuíram para abrilhantar a procissão. Na Alemanha, aprestavam-se 4 altares fora da igreja, e, junto a cada altar, denominado estação, proclamava-se o  início dos 4 Evangelhos, voltando-se respectivamente para um dos 4 pontos cardinais, e, encerrando com  a solene bênção do Santíssimo.

 A Procissão do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo por incluída por Roma no rol dos exercícios  de piedade e sua celebração ficou reservada ao critério de cada bispo, em sua diocese.

 Após o Concílio Vaticano II, a Igreja, como Povo de Deus em marcha, tornou a reafirmar a validade da  Procissão, pois, a vitória será nossa se soubermos  superar os perigos, que nos  espreitam, com a salvadora presença do Senhor.

A Procissão do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, celebrada de forma correta, no autêntico espírito litúrgico, poderia, com toda certeza, transformar-se muito mais do que qualquer outra procissão, num instrumento eficaz para levar os homens de nosso tempo-demasiadamente engolfados na luta pela sobrevivência – a sentir, através do símbolo  real, que não se encontram tão sozinhos, na caminhada terrestre, semeada de perigos inumeráveis, mas avançam, sustentados pelo Senhor Eucarístico dentro deles, diante deles e atrás deles, na comunhão da Igreja, a caminho, com o Cristo, da Parusia, que retornará para ser glorificado na pessoa de seus santos, e, contemplado por todos quantos nele creram ou nele tiverem acreditado.


Bibliografia Revista Legião de Maria No. 60 - Pe. Otto Seldel scj – Paróquia Bom Jesus da Penha – RJ.


Artigos relacionados

Artigos

Preparação para o Sínodo da Amazônia

Dom Cláudio Hummes: “o Sínodo da Amazônia não foi convocado para repetir o que a Igreja já diz, mas para avançar”  “é importante ouvir os cla...
Artigos

O Papa participa do Encontro Mundial dos Movimentos Populares

Em 16 de outubro é realizada a segunda edição do IV Encontro Mundial dos Movimentos Populares (IV EMMP) promovido pelo dicastério para o Serviço do...
Artigos

Ano Jubilar Xaveriano: “fazer do mundo uma só família”

Serão três os principais eventos do Ano Jubilar Xaveriano: o início do Ano de Graça, previsto para 2 de julho de 2020; a celebração da solenidade d...
Artigos

Um ano, passado com São Guido

Este ano jubilar foi uma oportunidade para eu crescer no conhecimento de São Guido Maria Conforti, desfrutando da sua companhia. É uma figura q...