Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Natal: encontro do divino e humano


A noite de Belém é sempre fria. Mas houve uma noite singular, em que Belém se encheu de glória, alegria e calor, pois se cumpria a profecia que determinava sua missão: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um príncipe que será o pastor do meu povo, Israel” (Mt 2,6).

Essa noite de Belém uniu os céus e a terra. O canto dos anjos veio se unir ao encanto dos pastores, que foram ver o que Deus tinha preparado para ser “alegria para todo o povo”.

Com o nascimento humano do Filho Eterno de Deus, inaugura-se a reconciliação entre o céu e a terra, entre o Criador e a criação.  Os céus e a terra se aproximaram. Por isto os anjos entoavam a música, que prolonga através dos séculos a alegria daquela noite de Natal: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens destinatários do amor divino”.

Historicamente, a festa do Natal cristão foi introduzida pelo Papa Júlio I no século IV, no lugar da festa romana ao deus sol "sol invicto". Realmente não sabemos o dia certo do nascimento de Jesus Cristo. Comemorada no dia menor do ano do hemisfério norte, no inverno, data que era conhecida como vitória da luz sobre as trevas, sobre a escuridão. Em 25 de dezembro, festa do sol invencível que sempre renasce, símbolo da verdade e da justiça, luz que ilumina todos os povos. Porém, mais importante que a data, é o fato que permanece com o peso do seu imenso significado: “A Palavra de Deus se fez carne, e habitou entre nós!”

IMG_8583Celebrar o Natal significa lembrar que, Jesus Cristo é o verdadeiro Sol, portador da verdade e da justiça que trouxe a luz e venceu as trevas.

Pois bem, os cristãos devem recordar que o “verdadeiro sol” é o Cristo, o “Sol nascente que veio nos visitar lá do alto como luz resplandecente” (Lc 1, 78).

Na Idade Média, São Francisco de Assis, na noite de Natal de 1223, montou o primeiro presépio da história. O objetivo era de festejar o Natal de forma realista, portanto, armou uma cabana, onde colocou a manjedoura, rodeada de animais, pronta para acolher os personagens centrais da narrativa: José, Maria e o Menino Jesus recém-nascido.

Aos poucos o costume espalhou-se pela Europa e pelo mundo. Posteriormente, as imagens dos Magos nos presépios foram colados, por volta do ano de 1484,  simbolizando que Jesus veio se manifestar a todos os povos e raças.

Enfim, Natal é a celebração do encontro entre o divino e o humano. A vitória da Luz sobre as trevas. O tempo de paz e de amor entre os homens de boa vontade. Que as festas deste fim do ano tenham um significado especial na sua vida e na sua família.

A equipe da Família Xaveriana deseja a todos um Feliz e Santo Natal!

Rafael Lopez Villasenor.


Artigos relacionados

Artigos

Mensagem do Superior Geral para Pentecostes

Caríssimos confrades e amigos. Lembramos a tarde em que os discípulos se refugiaram naquele salão. Eles tinham medo das autoridades. Fecham as port...
Artigos

Teresa de Calcutá: Uma Santa em saída!

O papa Francisco vai proclamar santa a Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) no próximo "Jubileu da Misericórdia", em 4 de setembro de 2016. A canoni...
Artigos

8 de março, dia Internacional da mulher

08 de Março é o dia Internacional da Mulher é uma data que celebra a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. É um dia de refle...
Artigos

Alternâncias imigratórias no Japão

O tema da imigração representa uma questão central na sociedade globalizada. A introdução de grandes massas de pessoas provenientes do exterior e o...