Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

As tradições natalinas mexicanas


O Natal no México começa com a celebração da novena, contudo não são feitas as orações nas casas com o tradicional livrinho. Nas novenas é organizada uma espécie de peregrinação, onde é feita a representação do sofrimento experimentado por Maria e José em Belém ao não encontrarem pouso.

É feito uma caminhada com cantos e orações até chegar numa casa, onde uma família os aguarda para pedir pouso, são as chamadas "posadas". Na casa se oferece comida, ponche e para as crianças a tradicional "piñata". Seu formato tradicional é redondo, com sete pontas, como se fosse uma estrela que se recheia de doces e frutas. As crianças, com um pau, batem nela, até que se quebra e caem os doces para que todos compartilhem. Quebrar a "piñata"  significa romper com os sete pecados capitais.

piñata1As "piñatas", as "posadas" e as "pastorelas" são algumas das tradições do natal mexicano, que passaram de geração a geração. As tradições do México tem algumas características diferentes dos outros países por causa da influencia pré-hispânicas, que nasceu da fusão das culturas indígena e espanhola.

A mescla das tradições cristãs com estes costumes festivos indígenas deram um bom resultado.

As "posadas" surgiram das festas nas Igrejas, depois foram sendo feitas pelas ruas e praças durante o período colonial. Ao entardecer, costumava-se iniciar a "posada" com uma oração, depois a procissão atrás dos santos "peregrinos" José e Maria com velas e cânticos, ladainhas e iam para o pátio da Igreja para quebrar a "piñata".

Como o passar dos anos as "posadas" passaram a ser  de casa em casa.

A "Piñata" não tem origem mexicana, e sim chinesa. No México adquiriu seu próprio simbolismo: representa a luta de todo homem contra as paixões e os pecados capitais. Foi um excelente meio de atrair os indígenas, especialmente as crianças para participar da festa natalina e evangelizar.

As "pastorelas" são derivadas do teatro europeu medieval. Da Espanha passam para o México. Tinham o objetivo de evangelizar, tornando-se uma tradição cultural. Elas são escritas em versos, tem o mesmo enredo, seus personagens são: ingênuos pastores ou vários demônios, arcanjos, anjos, reis magos e a Sagrada família. Com o passar do tempo deixaram o caráter sagrado para o profano.

O artesanato mexicano deu um toque  especial ao presépio, em cada região tem sua forma especial de construí-los. Alguns são requintadas obras de arte, tanto em tamanho natural como miniaturas. Seu costume no México é tal, que nem  a penetração imposta pela árvore de natal foi capaz de afetar a tradição.

Na festa dos Reis Magos, dia 06 de janeiro, as crianças aguardam ansiosamente por presentes. Esse dia existe também, o tradicional "pão de reis", recheada como frutas cristalizadas, colocando dentro pequenos meninos Jesus. Quem na hora de cortar o pão encontra o menino, deve convidar as pessoas ai reunidas para organizar o dia 02 de fevereiro, a festa da candelária.

P. Roberto Carlos Marques da Silva, sx.


Artigos relacionados

Artigos

Missionárias de Maria - Xaverianas: 60 anos do Brasil

“É salutar recordar-se dos primeiros cristãos e dos irmãos que, ao longo da história, se mantiveram transbordantes de alegria, cheios de coragem in...
Artigos

A importância do silêncio no ambiente de retiro

Só quem conhece a beleza do silêncio, dentro e fora de si, é capaz de viajar por seu próprio mundo interior. (Frei Betto) Há dois silêncios q...
Artigos

Mensagem do papa para o Intereclesial das CEBs

No texto enviado a dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (PR) e assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, é l...
Artigos

Uma experiência da misericórdia

Desde que eu entrei com as Missionárias de Maria-Xaverianas, percebi que minha vida tinha que tomar uma direção diferente. Nessa aventura missionár...