Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Ano Santo da Misericórdia


Estamos iniciando o Ano Jubilar da Misericórdia, proclamado pelo papa. Para o papa Francisco, misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade; é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro;

é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida; é o caminho que une Deus e o homem. A misericórdia nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.

O Ano Santo da Misericórdia começou em 08 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição. Nesse dia, celebrou-se o cinquentenário da conclusão do Concílio Vaticano II, que mostrou uma Igreja misericordiosa e clemente, que deixou de lado o legalismo e a punição. O Ano Jubilar vai terminar na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, em 20 de novembro de 2016.

Como Igreja, neste Ano Jubilar, somos chamados à missão de anunciar, viver e testemunhar a misericórdia de Deus no mundo contemporâneo. Por isso, a linguagem e os gestos, para entrarem na sociedade atual, devem irradiar misericórdia que possa acolher e perdoar a humanidade. A misericórdia e o amor levam à partilha de tudo; são a síntese da misericórdia. Enfim, misericórdia significa “dar o coração aos míseros”, isto é, aos infelizes. E quem são eles? Acima de tudo, cremos que são os que estão privados da vida, os pobres, os famintos e os injustiçados da sociedade.

Também a Campanha da Fraternidade (CF) Ecumênica vem ao encontro da misericórdia, com o tema: Casa comum, nossa responsabilidade e o lema: “Quero ver o direto brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não se seca” (Am 5,24). A finalidade da CF é nos chamar a atenção para o direito ao saneamento básico que todos os cidadãos têm e nos levar, como cristãos, à luz da fé, a lutar por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

A justiça social e ambiental são parte das obras da misericórdia. Como cristãos, portanto, somos convidados a realizar ações que busquem a preservação do meio ambiente e a construção da justiça, principalmente para os pequenos e os pobres.

O progresso econômico deve ser traduzido em igualdade e justiça para todos. Deus quer justiça e dignidade para todos e não apenas para uns poucos (Am 9,7-8). Não são grandes oferendas que agradam a Deus, mas sim a prática do direito e da justiça (Am 5,21-25). A fidelidade a Deus precisa se manifestar na preservação de tudo para que a grande família humana possa viver com dignidade e justiça como parte da misericórdia.

Que, durante o tempo de quaresma e  o ano Jubilar da Misericórdia, possamos viver a justiça social e ambiental como parte integrante das obras da misericórdia. Boa caminhada quaresmal!

Rafael Lopez Villasenor.


Artigos relacionados

Artigos

PAZ COMO CAMINHO DE ESPERANÇA

Na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2020, Francisco indica a paz como “um bem precioso” e uma meta a ser alcançada apesar dos obstáculos e as ...
Artigos

Ser Mãe!!!

Ser mãe envolve muitos sentimentos. A mãe está no filho que chora, ri, briga, apanha, vence, sonha, perde, frustra... A mãe está em todos as fases ...
Artigos

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE DOM PAULO ARNS

Na preparação para comemorar os 100 anos do nascimento do cardeal dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016), no próximo dia 14, vários eventos tem sido r...
Artigos

A origem da festa dos mortos no México

A morte pode ser pensada de muitas maneiras: intelectualmente, tornada objeto de estudo e de especulação filosófica, religiosa dando sentido a exis...