Ordenação do Pe Ivanildo Quaresma

  • Giomar Henrique Clemente
  • Artigos
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Neste, sábado, 27 de agosto de 2016, a Congregação dos Missionários Xaverianos se alegrou com a ordenação presbiteral do xaveriano diácono Ivanildo de Sousa Quaresma na Diocese de Abaetetuba, Pará, região norte do Brasil.

A celebração iniciou as 18:00hs e se concluiu as 20:15hs, na Catedral Nossa Senhora da Conceição do Peri, realizada pelo bispo Dom Adolfo Zon, bispo xaveriano da Diocese do Alto Solimões (Amazonas). A presença do povo na celebração foi imensa e fez-se notória a alegria neste acontecimento ímpar, expressado no empenho e dedicação das lideranças paroquiais que organizaram tudo com carinho.

Ivanildo é natural de Abaetetuba, nascido em 15 de novembro de 1983. Quarto filho do casal Ilair Ferreira e Maria de Fátima de Sousa, pertencentes a Comunidade São Domingos de Gusmão, Paróquia Divino Espírito Santo, onde cresceu e fez todo o seu processo de educação da fé e vivência de igreja. Entrou na Congregação Xaveriana em 2006, morando na Comunidade de Filosofia em Ananindeua, Pará, até 2009. Concluiu os estudos de teologia ano passado (2015) em Parma, Itália, e foi destinado para as missões na Espanha, para onde parte nos próximos meses.

ivanildo4A apresentação do mesmo dentro do rito de ordenação foi feita por Pe. Ulisses, xaveriano que o acompanhou como reitor por cinco anos na comunidade de teologia, na Itália.

Fez um relato de sua caminhada no decorrer do processo formativo, acentuando aspectos vocacionais para o exercício do ministério presbiteral.

A seguir, Dom Adolfo, em sua homilia, partilhou que a alegria é imensa, não apenas para a família Sousa Quaresma ou para os Missionários Xaverianos, mas, sim para toda a Diocese de Abaetetuba. Recordou que depois de anos de colaboração dos Xaverianos na Igreja local, ajudando-a a amadurecer, a crescer, a Igreja de Abaetetuba começa também a dar frutos missionários.

E Ivanildo é um desses frutos. Agradeceu a Deus o surgimento de muitas vocações nesta Igreja, e agora também na congregação xaveriana, pois, Deus continua chamando sempre. Ressaltou também a importância da missão ad gentes, citando papa Francisco, que recorda:

“Sair não só às fronteiras existenciais, mas, também geográficas, sobretudo culturais”.

Antecedeu esta festa celebrativa os dias de animação missionária com a presença da Comunidade do Noviciado (Pe. Alfiero, Gilberto, Everson, Giomar), que chegaram na diocese no dia 16 de agosto do ano em curso. Aqui, acompanhados pelas lideranças das diversas comunidades locais, sobretudo jovens, visitaram as famílias, se encontraram com a juventude, celebraram juntos, partilhando desse modo a alegria e a beleza da vocação missionária, de maneira especial a partilha vocacional do próprio Ivanildo.

Foram dias de escuta, de acolhida, oração, contemplação da realidade com suas alegrias e desafios, como qualquer outra. Alegria por encontrar missionários e missionárias que aqui colocam suas vidas a serviço, com amor. E são muitos. Leigos, Religiosos Consagrados, padres.

A Diocese de Abaetetuba tem em sua história a presença dos Missionários Xaverianos, que chegaram nesta localidade em 1961, tendo o Dom João Gazza como o primeiro prelado da recém criada Prelazia de Abaeté do Tocantins. Ele tomou posse em 03 de fevereiro de 1963. A seguir, tem-se em 1970, Dom Ângelo Frosi, que vem a falecer em 1995. Pode-se afirmar, que Ivanildo é também fruto desta semente missionária plantada e regada com carinho nesta Igreja amazônica.

ivanildo3É nesta certeza que todos celebraram este acontecimento, rendendo graças ao Senhor da messe pela vocação missionária do nosso irmão Ivanildo Quaresma.

A diocese com todas suas necessidades, envia também este filho para a missão além-fronteiras, crente de que “Se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto” (Jo 12, 24). E que seja assim, um canteiro de vocações para o Reino de Deus!

Parabéns Pe. Ivanildo! Que tua missão seja sempre abençoada por Deus, e que possas viver este sentido de família sonhado por São Guido Maria Conforti, com os irmãos e irmãs aos quais fores enviado!

Nossa prece e nosso carinho te acompanharão sempre!


(Giomar Henrique Clemente)