Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

A palavra humana sobre Deus em Maria


Maria é a palavra humana que expressa a revelação do Divino. Esta palavra se torna divina, quando toca o núcleo do ser humano seja pessoal que coletivo. Portanto, é no limite do humano que se faz experiência de Deus.  Historicamente o divino acontece no humano. Maria é revelação divina do humano e no humano, por isso é revelação sem fim.

A igreja à qual pertencemos ao longo de sua história nos apresentou como modelos de vida santos e santas. Porém podemos perguntar, quem é o santo a santa? Santo é a pessoa que se destacou em vida, que tem limites, mas os superou, venceu de algum modo o limite, por causa disso é vivo no Divino e partilha um pouco do poder do Divino.

A ele, a ela pode-se recorrer para alcançar algo, sobretudo ligado ao limite que venceram. Esta relação ajuda a superar o sentimento de abandono, a solidão, o medo que fazem parte da vida humana: clama-se aos "vivos no Divino" pedindo socorro. Esta comunhão com o santo, a santa deveria tornar-se militância, espiritualidade, mas não sempre é isso.

A religião, em sua relação com o divino o transcendente, tem também o papel de exorcizar o medo e apaziguar o sentimento de abandono. Isto não significa que ela forneça soluções prontas ao ser humano, nem que ela seja "ópio do povo", mas, remetendo a pessoa a sua realidade profunda, é capaz de garantir-lhe no nível simbólico a segurança que ela necessita para viver.

Maria não é apenas uma mulher profética ou libertadora, ou mãe extraordinária, mas Maria, Jesus, Deus, os santos, são palavras "mágicas" que pronunciadas assemelha-se ao clamor que brota das entranhas e que produz uma espécie de alívio na aflição.

Refletir sobre Maria a partir deste enfoque não minimiza o mistério de sua existência, mas nos apresenta outro ângulo de aprofundamento.

Hoje, sobretudo em que a presença da mulher na sociedade e nas comunidades é assim marcante nos ajuda a alargar o horizonte da reflexão teológica. Este leque coloca a mulher numa participação ativa de igual para igual na elaboração da fé e da teologia.

O rosto de Maria como a "viva no Divino" por excelência resgata o divino no humano mulher. Numa religião predominantemente patriarcal o povo resgata em Maria o rosto materno e feminino da divindade, do transcendente.

 Tea Frigério


Artigos relacionados

Teologia

40 anos da Conferência de Puebla

Ao celebrarmos os 40 anos da III Conferência  dos  Bispos da América Latina, realizada ...
Teologia

Ser Santo é ser pessoa normal

Os santos são aqueles homens e mulheres que viveram pela causa do Reino, que foram exemplo de amo...
Teologia

Advento, tempo de espera!

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano...
Teologia

Medellin, 50 anos

‘Entre os objetivos desta nova Conferência, “perfilavam-se uma revisão das Conclusões da I Confer...