Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Jesus desceu aos Infernos


No Credo dos Apóstolos, afirma-se que Jesus desceu aos infernos. Esta descida de Jesus aos infernos está situada entre a morte de Jesus e sua ressurreição.

Esta descida de Jesus aos infernos, que aparece em vários lugares do Novo Testamento (Mt 16,18; At 2,29-33; Fl 2,10; 1 Pe 3,19; etc.) e também no pregão da Vigília Pascal, resulta para nós hoje algo estranho e desconcertante. O que é e que significado tem esta descida de Jesus ao inferno para nós hoje?

Em primeiro lugar, deve-se esclarecer que “os infernos” aos quais Jesus desce (em hebraico seol, hades) são diferentes do inferno clássico (em hebraico gehenna). Os infernos, o seol ou hades, era para o mundo judaico do Antigo Testamento o lugar e o reino dos mortos. Ele estava localizado no seio da terra (Mt 12,40), da mesma forma que Deus estava localizado acima no céu. Diante de realidades que nos ultrapassam, não temos escolha a não ser buscar expressões simbólicas como o céu e os infernos.

Os infernos eram um lugar escuro e de alguma forma distante de Deus, para onde os mortos iam no final de suas vidas e se reuniam com seus pais. Durante muito tempo, Israel não teve uma ideia clara da ressurreição, embora alguns salmos pedissem para não permanecer no seol, mas para ver a face de Deus (Sl 16,10-11) e alguns textos proféticos (Ez 37) e depois do exílio (2 Mac 7) já anunciava a esperança da ressurreição.

A descida de Jesus aos infernos significa que Jesus assume a condição humana e a morte até o fim, encarna-se ao mais baixo da existência humana, desce como todos os mortos, aos infernos, ao reino dos mortos. Mas a grande novidade é que Jesus não permanece nos infernos, não está fechado na prisão dos mortos, mas sai vitorioso da sepultura (do seol), ressuscita e rompe os laços do reino da morte, sua presença ilumina as sombras de morte. Um texto do Apocalipse expressa isso claramente: "Eu sou o Vivente, estive morto, mas agora estou vivo pelos séculos e tenho as chaves da morte e do seu reino" (Ap 1,18).

A iconografia ocidental da ressurreição representa Jesus saindo do túmulo, para perplexidade dos soldados que caem aterrorizados. Os ícones da ressurreição do Oriente cristão, mais profundos, representam Jesus cheio de luz que sai vitorioso do inferno e leva Adão e Eva, o Homem e a Mulher, pelas mãos, para tirá-los do inferno e recriá-los no Luz de Páscoa. A ressurreição de Jesus significa a libertação do mal e o triunfo da vida sobre a morte.

A descida de Jesus ao inferno tem consequências não apenas espirituais, mas históricas. Não é apenas acreditar que a morte não é a última palavra e que Jesus é o Vivo, mas implica que devemos continuar descendo aos infernos de nossos dias, para libertar da morte aqueles que sofrem uma vida desumana e qualquer tipo de escravidão.

Temos de descer ao inferno das vítimas da guerra na Ucrânia, dos migrantes que chegam de comboio ou de barco, dos asilos abandonados, do inferno dos sem-abrigo, dos despejados, das mulheres marginalizadas vítimas de agressões e abusos sexuais, a todas pessoas que sofrem de pobreza, solidão e exclusão por motivos étnicos, culturais, sexuais ou religiosos. E é preciso comunicar vida e esperança, libertar de uma morte antes do tempo.

O Sábado Saudável é liturgicamente um dia de silêncio à espera da Vigília Pascal, mas este longo silêncio está cheio da esperança da Páscoa e deve dar vida a quem hoje reside nos infernos da nossa história. Devemos descer como Jesus e com Ele aos infernos de hoje e com a força do Vivo, libertar da morte aqueles que hoje vivem na noite do desespero e os conduzir à Páscoa.

Víctor Codina - Fonte: Amerindia


Artigos relacionados

Teologia

Dia dos mártires Xaverianos

Abriram a porta de suas vidas para o Senhor No dia 15 de setembro, padre Roberto Malgesini, s...
Teologia

A Ressurreição, Esperança para os crucificados

A ressurreição de Jesus é uma Boa-Notícia para todos os crucificados do mundo, de maneira especia...
Teologia

Teologia da Trindade: Deus uno e Trino

 A Comunicação Trinitária Perante a revelação de deus na história como Pai… Filho… Espírito...
Teologia

O Gesto de Jesus de lavar os pés

As refeições tinham o “lava-mãos”. Algumas ceias especiais tinham o “lava-pés” no início como sin...