Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Não havia lugar para eles! (Lc, 2,7)


As festas do fim de ano vêm acompanhadas de mudanças no comportamento nas nossas vidas: recebemos o decimo terceiro, fazemos compras, arrumamos a árvore de Natal, tiramos fotos com Papai Noel, as ruas e as casas se iluminam com muitas luzes... Tudo para celebrar o Natal, mas muitas vezes, sem dar lugar para Jesus!

Maria e José foram obrigados a fazer uma viagem de Nazaré até Belém, por causa de um recenseamento, ordenado pelo imperador romano Augusto, como instrumento de dominação, que lhe permitiria saber o número dos súbditos que tinham que pagar impostos (Lc 2,1-3). Maria e José chegaram em Belém, mas não havia lugar para eles!

Talvez, em Belém Maria e José tinham parentes e conhecidos que os poderiam hospedar em casa. Porém, não havia lugar para eles, nas casas dos parentes, amigos e nem na hospedaria! (Lc 2,7). As famílias de Belém perderam a oportunidade de receber Jesus em seus lares.

Não havia lugar para Jesus em Belém! Por isso Jesus nasceu nas aforas da cidade, no presépio, em um estábulo. Quiçá nos assombra a frieza e a dureza de coração das pessoas, que se recusaram em receber Maria e José. Eles não foram acolhidos pelas famílias de Belém! Infelizmente, pode ser que nos nossos lares a família de Nazaré, não seja acolhida também, se esquecermos o verdadeiro sentido do Natal!

Não há lugar para Jesus, nas famílias, nos lares e nos corações, quando no dia de Natal nos preocupamos apenas com as coisas externas, com a ceia natalina, os presentes do Papai Noel, as decorações natalinas, mas não damos lugar para Jesus na nossa vida! Celebramos o aniversário do nascimento de Jesus, sem o aniversariante!

Damos lugar a tantas coisas secundárias do Natal, que pode se limitar a um jantar, a troca de presentes e esquecemos que o verdadeiro presente é o próprio Jesus. Celebramos o Natal, mas sem dar hospedagem a Jesus nas nossas famílias, nos nossos lares e corações.

Tomara que possamos dar lugar a Jesus neste Natal nos nossos corações, lares e famílias, o acolhendo através da solidariedade com os que sofrem, estando reconciliados com todas as pessoas e refletindo o verdadeiro sentido do nascimento de Jesus!

Desejamos que nesse Natal e na virada do ano novo possamos dar um lugar ao menino Jesus, sendo solidários com os pobres e reconhecendo que Jesus nasceu em Belém e deve nascer em nosso coração também. Que deixemos do lado o consumismo e tudo aquilo que não dá lugar a Jesus. Os Missionários Xaverianos desejamos um Feliz e Santo Natal de Jesus!

Rafael Lopez Villasenor, sx


Artigos relacionados

Teologia

O protagonismo da mulher nas primeiras comunidades: uma reflexão de Efésios 5, 21-6,9

Em 2023, o texto bíblico escolhido para o mês da bíblia é a Carta aos Efésios. O texto de Efésios...
Teologia

Como a Bíblia foi escrita?

A palavra Bíblia vem do grego βίβλια, plural de βίβλιον, bíblion, "rolo" ou "livro" é o texto rel...
Teologia

Deus em tudo!

Hoje, em uma época e em uma soiciedade em que a Igreja, o Cristianimo e a religão, em geral parec...
Teologia

MÊS DA BÍBLIA: RECONSTRUIR A CASA COMUM

No Mês dedicado à Palavra de Deus, história do rei Josias, pode iluminar significativamente o nos...