Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Mensagem do Superior Geral para o Natal e Ano Novo 2023


«Não temais! Eis que vos anuncio uma Boa Nova que será uma grande alegria para todo o povo:  hoje vos nasceu, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo, o Senhor.” (Lc 2, 10-11).

GarciaQueridos familiares e amigos dos Missionários Xaverianos. Em poucos dias celebraremos a festa do Natal, a festa do mistério de Deus que se tornou um de nós, exceto no pecado. Sim, este é um grande mistério que ultrapassa todo raciocínio humano. O Deus da eternidade o contemplamos em Jesus Cristo, nosso Mestre, Senhor e Salvador. Esta é uma bela ocasião para trocar bons votos e assim sentirmo-nos mais próximos uns dos outros, tendo em conta o momento em que vivemos.

Certamente, estes não são tempos fáceis, marcados pela incerteza quanto ao futuro, por um certo pessimismo alimentado pelos conflitos de guerra e violência que continuam a nos acompanhar, e por uma crise econômica que afeta os mais pobres, mais fracos e mais vulneráveis a cada dia. Neste contexto, o Natal se revela a cada um de nós como aquela luz de eternidade que nos convida a viver o tempo presente sob o olhar do "Deus conosco", que nos acompanha diariamente, e a olhar para o futuro com esperança. Agora compartilho com vocês os momentos e eventos mais significativos que vivemos como Família Xaveriana neste ano de 2022, que está chegando ao fim.

A convocação do XVIII Capítulo Geral

No último 11 de junho, anunciamos a celebração do XVIII Capítulo Geral que acontecerá no mês de julho de 2023 em nossa comunidade Xaveriana de Bukavu (RD Congo). O Capítulo Geral se realiza a cada seis anos. É um momento importante para nossa Família e, por isso, requer a participação de todos nós. Durante o Capítulo Geral, olhamos para nossa vida e ação missionária, avaliamos o modo como estamos trabalhando, e tentamos nos projetar para o futuro, tendo em mente o momento presente. Também elegemos o novo Superior Geral e seu Conselho, que permanecerão no encargo pelos próximos seis anos. O tema escolhido que guiará todo o Capítulo é: "Amar nossa vocação xaveriana".  Pedimos que nos acompanhem com suas orações e fraternidade.

Visitas da Direção Geral

Como a pandemia da COVID está passando, retomamos as visitas aos nossos confrades nas diferentes Circunscrições. Já estivemos no México, EUA, Brasil Norte, Serra Leoa, Camarões, Chade, Burundi, República Democrática do Congo, Moçambique, Tailândia, Taiwan, Filipinas, Japão, Espanha e Itália. As visitas da DG são momentos importantes de proximidade, para acompanhar e encorajar nossos confrades que realizam o serviço missionário a eles confiado com grande dedicação. Entre os xaverianos de todo o mundo, existe uma variedade de compromissos missionários pelos quais nos orgulhamos e agradecemos continuamente a Deus, origem e fundamento da missão cristã.

Postulação

O padre Faustino Turco é o novo postulador encarregado de acompanhar a causa de beatificação de alguns de nossos confrades, particularmente a dos mártires do Congo (os xaverianos Ir. Faccin, Pe Didone, Pe Carrara, e o padre diocesano Joubert), e do Burundi (a leiga Catina Gubert, os xaverianos pe Marchiol e pe Maule, juntamente com o padre diocesano Kayoya e os 40 seminaristas mortos no seminário de Buta). Pe Faustino continua o trabalho iniciado pelo Pe Guglielmo Camera, falecido em abril de 2020.

Formação de base

O Senhor nos ama. Todos os anos nossa Família se enriquece com jovens que o Senhor chama para segui-lo na vida missionária xaveriana. Neste ano, quatorze jovens irmãos fizeram sua primeira profissão religiosa-missionária. Eles vêm do Burundi, RD Congo, Camarões, Indonésia e México. Sete confrades fizeram a profissão perpétua e oito foram ordenados sacerdotes. Rezemos ao Senhor para que lhes conceda o dom da perseverança.

Os irmãos falecidos

Os irmãos que foram chamados pelo Senhor este ano são: Pe Domenico Calarco, Pe Giuseppe Rosti, Pe Francesco (Franco) Bertazza, Pe Ezio Marangoni, Pe Giacomo (James) Rigali, Pe Attilio Boscato, Pe Marco Ballabio, Pe Rolando Trevisan, Pe Angelo Pansa, Pe Celio Torresan, Pe Roberto Silvio Turazzi, Pe Aristide Poletto, Pe Igino Sala, Pe Michele D'Erchie, Pe Carlo Treppo, Pe Antonio Mario Tirloni e Pe Carmelo Boesso. Agradecemos ao Senhor pelo dom de suas vidas colocado a serviço de sua missão. Juntos dizemos: dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!

Queridos familiares e amigos, desejo-lhes um feliz e alegre Natal. Que o Ano Novo de 2023 seja um ano repleto de bênçãos do Senhor para cada um de vocês e suas famílias. Que o Senhor Jesus Cristo seja conhecido e amado por todos!

Fernando García Rodríguez, sx. - Superior Geral -


Artigos relacionados

Artigos

Processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja

O encontro foi oportunidade para partilha e avaliação do caminho em preparação para o Sínodo para...
Artigos

São Guido Maria Conforti, missionário do Mundo

Os dons que Deus faz a uma pessoa são para o bem de todos. A canonização de Dom Guido Conforti é ...
Artigos

CONFIRAMADOS PARA A MISSÃO DA IGREJA

Ser crismado é ser confirmado para a missão da Igreja em saída. A unção crismal lembra a responsa...
Artigos

São Francisco Xavier e São Guido: duas vidas, uma espiritualidade

Tudo ficou esclarecido com um presente: um livro! De fato o encontro misterioso e assombrador pre...