Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

Nova Exortação do Papa aos jovens


O Pe. Alexandre Awi de Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, destaca alguns pontos da Exortação Apostólica “Christus vivit”, publicada nesta terça-feira (2) pelo Papa Francisco, como as duas linhas de ação da Pastoral Juvenil: buscar o jovem de maneira atrativa e concreta, e ajudá-lo a crescer na fé, acompanhado pelo rosto maternal da Igreja.

 “ Temos uma bela carta do Papa Francisco dirigida aos jovens. É uma carta pessoal, profunda e paternal, com a mão e o estilo próprio do Papa Francisco. ”

O Pe. Alexandre Awi de Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, participou da Comissão de Redação do Sínodo dos Bispos de outubro do ano passado (3 a 28 de outubro), dedicado aos jovens. Com a Exortação Apostólica “Christus vivit” publicada nesta terça-feira (2) pelo Papa Francisco, fruto pós-sinodal da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Pe. Alexandre destaca alguns pontos de um documento longo, mas profundo e rico de testemunhos bíblicos e de exemplos concretos da vida de jovens, inclusive Santos, entre eles, Maria, a jovem de Nazaré.

O Capítulo 4, núcleo da Exortação

Na exortação consta, por exemplo, o texto pré-sinodal escrito em março de 2018 por 300 jovens e outros cerca de 15 mil que estavam em rede. O Pe. Alexandre destaca um dos capítulos do documento que apresenta, segundo ele, “o núcleo do que deve ser anunciado e de forma audaz, corajosa, valente, delicada e sem proselitismos”:

“ Eu diria que um capítulo central é o Capítulo 4 daquilo que não podemos deixar de dizer aos jovens: que Deus é amor, que Cristo salva cada um deles, que Jesus está vivo hoje e tudo isso deve ser feito na força do Espírito que dá vida. ”

As duas linhas de ação da Pastoral Juvenil

O Pe. Alexandre comenta que o Papa fala claramente dos jovens com raízes, insistindo “na importância de ter história e de ter uma relação viva entre as gerações para que possamos arriscar juntos”. O Pontífice também mostra a importância das Jornadas Mundiais da Juventude para o trabalho desenvolvido pela Pastoral Juvenil.

“O Papa insiste na importância que seja uma pastoral sinodal, onde os próprios jovens sejam agentes da Pastoral Juvenil e explica a importância de duas linhas de ação: a busca do jovem de uma maneira atrativa e concreta, privilegiando a gramática do amor desinteressado e da proximidade, e não o proselitismo; e a importância de ajudar esse jovem a crescer, sem doutriná-lo, mas de acompanhá-lo na sua caminhada de fé. Buscar e crescer: ajudando o jovem em diferentes ambientes a ter uma experiência de família.”   

Igreja como acompanhante do jovem

O Pe. Alexandre também destaca a importância que o documento dá a uma “pastoral popular juvenil, que está aberta a todo tipo de jovem, sem estabelecimento de normas ou controles excessivos ou obstáculos”, para que os jovens do meio popular possam se desenvolver na experiência de fé que não é elitista e nem fechada em grupos.

Uma experiência de Deus nos meios populares, mas sempre acompanhada pela Igreja. O Pe. Alexandre comenta que o Papa descreve as características desse acompanhante, através “do carisma da escuta, de estar ao lado sem julgar, mostrando o rosto maternal da Igreja”.

Jovens: missionários com a própria vida

O documento ainda apresenta as manifestações de piedade popular, citando as peregrinações populares que são um grande instrumento de evangelização. A exortação do Papa, acrescenta o padre brasileiro, também insiste na expressão da ação missionária na juventude:

“ Que os jovens sejam sempre missionários, e missionários com a própria vida e com experiências concretas de missão: de visitar casas, de transmitir a sua fé e seu sentido de pertença à Igreja".

FONTE: Vatican nwes

 

 


Artigos relacionados

Juventude

O papa aos jovens: a vida é bela, não tenham medo!

“Não tenham medo da vida, por favor! Tenham medo da morte, da morte da alma, da morte do futuro, ...
Juventude

Porque juntos é melhor

Caríssimos amigos, ontem, domingo 2 de fevereiro 2020, aconteceu na casa formativa e de animação ...
Juventude

Pastoral Juvenil: precisamos de fazer um esforço mais sinodal

A Igreja, já a partir dos Bispos, deve fazer um esfoço mais sinodal de estar ao lado dos jovens, ...
Juventude

Um sonho de missão

"O sonho está próximo" (Filipenses 4, 5) Essa frase me levou a refletir sobre a sensibilidade, s...